Temas de Capa

16/setembro/2023: Um dia histórico

IMG_6137

 

Sábado, dia 16 de setembro de 2023 vai ficar na História da comunidade portuguesa residente na Grande Área de Toronto.

O dia começou com o arranque oficial de uma das obras mais aguardadas e necessárias para o bem-estar dos nossos mais velhos – o Magellan Community Centre.

Tudo estava a postos quando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao 640 da Lansdowne Ave, acompanhado da sua vasta comitiva, para formalmente assistir e participar no “lançamento da primeira pedra” do centro de cuidados continuados para idosos.

Na ocasião, e em vários momentos dos discursos das autoridades presentes, foi salientada a história da caminhada deste projeto que já conta 17 anos – três homens (John Peter Ferreira, Jack Prazeres e Manuel DaCosta – decidiram meter pés a caminho e tentar realizar um sonho e uma absoluta necessidade da comunidade (construir um Lar de Idosos). Contaram na altura com duas ajudas preciosas – Charles Sousa, ao tempo ministro das Finanças de Ontário e Ana Bailão, na época vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto. Um conseguiu garantir as licenças para funcionamento de um Lar culturalmente dedicado e o outro conseguiu a cedência do terreno e uma série de outras facilidades ao nível camarário e juntos abriram o caminho para o que agora finalmente aconteceu – o arranque da obra daquele irá ser o Lar de muitos portugueses.

De tudo o que se disse naquela manhã histórica há alguns destaques a fazer, como por exemplo a disponibilidade de Olivia Chow, Mayor de Toronto, para ajudar em “tudo o que for preciso”, ou a afirmação de Paulo Cafôfo, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas “o Governo português não foge das suas responsabilidades. (…) Queremos fazer parte e ajudar (…).” ou ainda o compromisso de Marcelo Rebelo de Sousa, que garantiu o regresso em 2025 e afirmou “Isto é uma grande aposta da comunidade portuguesa em Toronto, é uma grande aposta de Portugal. É um desafio de todos nós. Temos de fazer isto!”.

Feita a festa no terreno onde nasceu o futuro, foi tempo de se celebrar o passado na Galeria dos Pioneiros Portugueses. O Presidente, acompanhado por Manuel DaCosta fez uma visita ao local onde se guarda grande parte da história da comunidade portuguesa e ficou deveras impressionado com o que viu. Nestas páginas podem encontrar o texto que o Presidente deixou escrito no livro de honra da Galeria.

O dia terminou com o Presidente a ser recebido por Jack Oliveira e respetivo Board da LiUNA Local 183, onde aconteceu um jantar com a comunidade portuguesa, em colaboração com a ACAPO. Foram centenas os que fizeram questão de marcar presença na noite de festa e convívio que se viveu no Gerry Gallagher Hall. O Presidente Marcelo começou por descerrar uma lápide que assinala a sua passagem pelas instalações da LiUNA. Já no salão, Jack Oliveira deu início ao momento de discursos, com uma saudação ao Presidente da República portuguesa e ainda um breve resumo do que é a LiUNA, mostrando a sua imensa satisfação por estar a acolher o Presidente da República portuguesa. O Business Manager da LiUNA OPDC e da Local 183, comunicou ainda que Joseph Mancinelli, LiUNA International Vice President e Canadian Director, se encontrava ausente do país e, por isso, não conseguia estar presente, mas que se encontrava também ele orgulhoso pela ocasião que estava ali a viver. Também Joe Eustáquio, presidente executivo da ACAPO usou da palavra para destacar a importância das Associações e Clubes da comunidade na preservação da cultura portuguesa, agradecendo ao Presidente ter-se disponibilizado para estar ali entre as pessoas da comunidade.
Madalena Balça/MS

 

IMG_5445“Não é por esta obra estar prestes a começar que os próximos 2/3 anos vão ser simples, porque não vão ser. Serão, aliás, dos mais difíceis deste projeto. Vamos enfrentar vários desafios, mas eu acredito que, com a ajuda desta comunidade, nós vamos conseguir. Este não é um projeto para a Direção do Magellan ou para um determinado número de pessoas. Esta é a primeira pedra de um prédio que esperamos venha a ser a alavanca para coisas bem maiores. O Magellan vai ser uma casa portuguesa onde vão estar membros da nossa comunidade que precisam de cuidados continuados (24 horas por dia, 7 dias por semana), precisam de assistência porque já não podem viver nas suas casas”.

“Até agora apenas uma pequena percentagem dos nossos empresários e da nossa população têm contribuído para este projeto. Nós precisamos de mais, precisamos que todas as pessoas compreendam que fazem falta. Podem ajudar de várias formas (por exemplo com trabalho voluntário), mas dinheiro é sempre importante. Nós temos tantos empresários de sucesso, em todas as esquinas do Ontário que até agora decidiram não apoiar este projeto, mas eu estou agora a pedir que se juntem a esta casa, que acreditem no trabalho que estamos a fazer. Este é um passo demasiado importante para esta comunidade, para ser ignorado.
Esta casa está a nascer para que os nossos mais velhos possam sorrir e não chorar por estarem numa casa de cuidados continuados.

Manuel DaCosta – Chair da Magellan Community Charities

 

IMG_5161

“Este é o poder do sonho, quando o sonho acontece de olhos abertos e a equipa trabalha unida.
Construir uma Casa de Cuidados Continuados custa mais dinheiro do que a Província pode providenciar, vamos ter que angariar fundos e garantir que a casa vai ser construída. Vamos pedir ao Presidente que volte e nos ajude na campanha de angariação de fundos. Há muito trabalho que podemos fazer juntos e hoje estamos a demonstrar que juntos somos mais fortes.
Podem contar comigo em cada passo deste caminho para apoiar o vosso trabalho.”

Olivia Chow – Mayor de Toronto

 

 

IMG_5740“Hoje não estamos só a celebrar o lançamento da primeira pedra de uma construção, mas o nascimento de um lar para muitos. Um lugar onde todos vão receber o cuidado e a atenção que merecem.
A nossa comunidade merece ter uma casa para os mais idosos, para aqueles que nos abriram as portas. Eles merecem esta casa.
Eu posso ter mudado de funções, mas irei continuar a apoiar este projeto. Porque nós merecemos.
O importante é que todos trabalhemos em conjunto para termos sucesso. E é isso que vai acontecer.”

Charles Sousa – Deputado Federal

 

 

IMG_5843“Vocês são pioneiros nesta nova página da história dos portugueses no Canadá, porque para construir esta casa é preciso ter muita coragem, como tiveram os que há 70 anos atravessaram o Atlântico. Vocês são os dignos herdeiros desses pioneiros.
O Governo português não foge às suas responsabilidades e também quer ser parte deste projeto. Nós temos políticas para acudir, principalmente quem tem mais necessidades. Temos o Programa de Apoio Social aos Idosos Carenciados que é um complemento de Reforma para aqueles não tiveram tanta sorte na vida, temos o Apoio Social aos Emigrantes Carenciados, o Apoio ao Associativismo, mas nós queremos também associar-nos a este projeto.
Conjuntamente com o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social podemos ter uma forma de ser parte e ajudar neste sonho que queremos ver realizado.”

Paulo Cafôfo – Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

 

“Ao longo dos dois termos do meu mandato tenho conhecido muitas comunidades e vi as melhores obras de portugueses, mas esta é a número um, porque é enorme, de longe a maior mais importante, a mais corajosa, mais impossível e nós vamos fazer este impossível, possível. A nossa História é, século atrás de século, fazer o impossível, possível.
Isto é um exemplo do que é ser português. Há 17 anos um grupo de três pessoas juntou-se e disse “vamos fazer uma grande casa para aquelas gerações que merecem aquilo que não podem ter ficando em casa”. Isto é uma grande aposta da comunidade portuguesa em Toronto, é uma grande aposta de Portugal. É um desafio de todos nós. Temos de fazer isto! Eu por mim digo-vos o que já assumo como compromisso: volto a Lisboa e na primeira audiência com o primeiro-ministro de Portugal digo-lhe “oh Sr. Primeiro-ministro para o ano é a sua vez de ir às Nações Unidas, mas antes de ir para a ONU vai ao Canadá e a Toronto e entra numa iniciativa de recolha de fundos para a obra”. Mas depois eu assumo também um compromisso: em 2025 eu venho cá e fica prometido que é a última visita que faço antes do fim do meu mandato e então o que o primeiro-ministro com a sua popularidade não tiver conseguido de fundos, que é pouco porque ele é muito popular, eu aproveito para completar, tentando convencer alguém enquanto ainda sou Presidente da República (é mais seguro), os fundos que ficam a faltar. Portanto, vamos dividir assim as tarefas, esperemos que chegue, o que não chegar o Sr. Secretário de Estado promete que não sai do seu lugar antes de dar algum contributo ao Magellan. E é isto, amigos. Isto é Portugal no seu melhor.
São os portugueses que um pouco por todo o mundo se desafiam, e mesmo os que hoje estão bem, passaram as passas do Algarve para conseguirem ser o que são hoje. Em Portugal também há muita gente corajosa que passou as passas do Algarve, mas é diferente quando se atravessam oceanos e se vai para outra ponta do universo construir novos Portugais. Tem ainda mais mérito e mais força. Vocês são uns heróis!
Fiquei muito impressionado com esta Galeria dos Pioneiros Portugueses, bem no centro do coração geográfico e afetivo da comunidade portuguesa em Toronto e por isso bem no fundo do coração do Presidente da República e de todos os portugueses. Aqui encontramos a memória viva dos nossos heróis neste Canadá, desde 53 até aos dias de hoje. Nomes, retratos, vidas, recordações do que trouxeram, do que fizeram, o que encontraram, como converteram esta comunidade no orgulho de Portugal e na admiração respeitosa do Canadá. Nós os consideramos os melhores, dos melhores de todos nós. Bem hajam para sempre.”

Marcelo Rebelo de Sousa – Presidente da República Portuguesa

 

 

IMG_6394“Hoje é um dia muito especial para a comunidade portuguesa, é uma honra ter aqui um homem com Sua Excelência o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, uma pessoa muito humilde, com uns princípios fantásticos, uma pessoa que realmente quer saber dos portugueses. É uma grande honra para a LiUNA, não há palavras para descrever isto, como se diz “uma imagem vale mais do que milhares de palavras”. Temos o salão repleto a apoiar o nosso Presidente que nos trouxe uma mensagem fantástica. Nós precisamos é de Presidentes como este para os próximos 100 anos. É muito importante!
A LiUNA é como eu digo muitas vezes – parece a ONU – temos muitas comunidades e tentamos apoiá-las, hoje a portuguesa, amanhã será outra. É o nosso dever e estamos sempre disponíveis para apoiar os eventos comunitários. Neste caso, este evento deu aos portugueses uma oportunidade de estar com o seu Presidente num ambiente de festa, o que não iria acontecer de outro modo. E estamos muito felizes porque acho que a mensagem do Presidente hoje mexeu com o coração das pessoas.”

Jack Oliveira – Business Manager da LiUNA OPDC e Local 183

 

 

JoeEustaquio“Vocês (Presidentes dos Clubes e Associações) são voluntários que têm uma “pancada” que os faz trabalhar de forma incansável para promover a nossa cultura e as nossas tradições.
Nunca esquecerei e serei para sempre grato ao Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por se ter disponibilizado e ter querido estar entre as pessoas da comunidade portuguesa.”

José M. Eustáquio – Presidente, ACAPO

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER