Portugal

Seis mil famílias de acolhimento inscritas para a Jornada da Juventude

JMJ: Jovens ajudam na organização, mas ainda faltam voluntários para o evento
Preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que irá decorrer entre 1 e 6 de agosto 2023, na sede da JMJ, em Lisboa, 27 fevereiro 2023. Centenas de jovens já puseram mãos à obra para ajudar a organizar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), para a qual já estão inscritos outros 10 mil voluntários, um terço daqueles que são necessários para o evento. (ACOMPANHA TEXTO DA LUSA DO DIA 06 DE MARÇO DE 2023). MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

 

A dois meses da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, seis mil famílias de acolhimento já se inscreveram para alojar alguns dos 600 mil peregrinos esperados na primeira semana de agosto. A Fundação JMJ Lisboa 2023 lembra que estes números “estão continuamente a evoluir” e “estão acima das curvas registadas em anteriores Jornadas em idêntica fase de preparação do encontro”.

A Fundação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 disse, ao início da tarde desta quarta-feira, em comunicado, que “as paróquias das dioceses de acolhimento (Lisboa, Setúbal e Santarém) têm inscritas cerca de seis mil famílias” e já foram disponibilizados “400 mil espaços nas dioceses” para alojamento coletivo. De forma a conseguir acolher as centenas de milhares de jovens esperados, a Fundação diz que “está ainda em negociações para a assinatura de protocolos com Câmaras e outras entidades municipais nestas localidades”.

A dois meses do maior evento católico realizado em Portugal, 200 mil peregrinos já finalizaram a inscrição, maioritariamente de “Espanha (39.777), Itália (32.369), Portugal (19.350), França (9283), Polónia (9053) e Estados Unidos da América (5807)”. Há ainda 400 mil que terminaram a segunda fase da inscrição, sendo assim esperados 600 mil peregrinos provenientes de “184 países”.

O número de voluntários inscritos já está mais próximo das expectativas iniciais (30 mil), com o registo de “20.605 pessoas, dos quais 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem, que terão como função responder, no momento, às necessidades de saúde básicas dos participantes nos recintos do encontro”.

Dois milhões de refeições

Todos os peregrinos que participarem na JMJ Lisboa 2023 vão ser apoiados por uma rede de alimentação que, com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, “conta até ao momento com mais de 1000 estabelecimentos parceiros, que vão disponibilizar mais de dois milhões de refeições”.

A Fundação avança, ainda, que, ao longo da primeira semana de agosto, o megaevento contará com 201 iniciativas, além dos eventos principais, “entre as quais conferências, exposições, música, teatro, dança, cinema e torneios desportivos, entre outros, com representantes de 55 países”. “Decorrerão em 90 espaços espalhados pelos concelhos de Lisboa, Loures e outros municípios, nomeadamente os que acolhem peregrinos”, informa.

A plataforma Global Tree Initiative, que pretende mobilizar a população para boas práticas ambientais, “registou, até ao momento, 6753 árvores plantadas em nome da JMJ Lisboa 2023, em todo o mundo, destacando-se países como Portugal, Espanha, França, Índia, Austrália, Angola, Guiné e Brasil”.

O Hino da JMJ Lisboa 2023 “Há pressa no ar”, foi traduzido para nove línguas, para além das cinco oficiais do encontro, nomeadamente para mandarim, vietnamita, coreano, indonésio e árabe, estando ainda disponível em língua gestual portuguesa.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER