Portugal

Quase oito milhões de portugueses totalmente vacinados

Quase oito milhões de portugueses totalmente vacinados - milenio stadium - portugal
epa09441999 A tray containing Pfizer vaccinations is seen inside the pharmacy at the Royal Exhibition Building COVID19 Vaccination Hub in Melbourne, Australia, 02 September 2021. Most of Victoria’s tough coronavirus restrictions will remain in place until 70 percent of eligible people have received at least one vaccine dose. EPA/DANIEL POCKETT AUSTRALIA AND NEW ZEALAND OUT

Até domingo passado, 78% das pessoas a viver em Portugal já tinha a vacinação completa contra a covid-19. De acordo com o relatório semanal de vacinação, estavam inoculadas com as duas doses 7 941 747 pessoas. É possível que, neste final de terça-feira, a fasquia dos oito milhões já tenha sido ultrapassada.

A taxa de cobertura entre as pessoas mais vulneráveis a morte ou doença grave por covid-19 aproxima-se dos 100%. No dia 5 de setembro, 99% das pessoas com mais de 65 anos já tinha o esquema vacinal completo. O mesmo sucedia a 97% dos portugueses acima dos 50 anos. Entre os adultos (dos 24 aos 49), 85% já receberam a segunda dose do fármaco (ou a dose única, no caso da vacina da Janssen).

Descendo até aos jovens (18 aos 24 anos), 86% têm a primeira dose e 64% terminaram o ciclo. Nos adolescentes (12 a 17 anos), cuja vacinação só começou a 21 agosto, a primeira dose já chegou a 81%, reflexo da adesão massiva à campanha. O intervalo de tempo necessário para que recebam a segunda dose leva a que apenas 25% já tenham o esquema completo. Recorde-se que o objetivo do Governo é ter os adolescentes vacinados até 19 de setembro, o último dia previsto para o início do ano letivo nas escolas públicas.

Portugal tem stock de três milhões de vacinas

Até ao passado domingo, Portugal tinha recebido mais de 18 milhões de doses e distribuído 15 milhões, excluindo as que foram doadas ou vendidas a outros países., ou seja, existem ainda um stock de três milhões para distribuir pelos centros de vacinação e, quando encerrarem, pelos centros de saúde.

O Norte e o Centro vão mais avançados na campanha – 78% dos habitantes estão totalmente vacinados. Alentejo e Madeira estão quase ao mesmo nível, com uma taxa de 77%. Nos Açores, a percentagem desde para 75. As regiões mais atrasadas na inoculação da população são Lisboa (72%) e Alentejo (70%).

JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER