Portugal

Portugal precisa de substituir comboios em 15 anos

Portugal necessita de substituir 663 comboios nos próximos 15 anos. Este é o resultado do levantamento feito pelo PCP às necessidades de material circulante para a ferrovia nacional, que inclui as linhas da CP, Fertagus e também dos metropolitanos de Lisboa e do Porto. Os comunistas recomendam que o Governo desenvolva um plano nacional de material circulante ferroviário.

“É urgente adquirir material para onde o atual já ultrapassou a sua vida útil – Linha de Cascais, Serviço Regional, Longo Curso – e começar a planear os processos cujas datas de fim de vida se aproximam rapidamente”, refere o projeto de resolução entregue no Parlamento na passada sexta-feira. Segundo o levantamento feito pelos comunistas, as 31 unidades ao serviço da Linha de Cascais ultrapassaram a vida útil em 2013; em 2015, 57 carruagens do Intercidades chegaram à idade limite.

O envelhecimento do material circulante “e a sua operação para além do limite razoável implica um crescente gasto na sua manutenção e reparação, estimando-se em mais de 40 milhões de euros o acréscimo de despesas pela idade da atual frota”, de acordo com os cálculos dos comunistas.

A CP deverá abrir este ano o concurso público internacional a compra de material circulante. Prevê-se a compra de 28 novos comboios, de acordo com a informação revelada pelo Público no início do ano; inicialmente, previa-se a compra de 35 novos comboios (10 para longo curso e 25 para os regionais).

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER