Portugal

Portugal pode ser o primeiro produtor europeu de lítio

Mina do Barroso tem o dobro das reservas de lítio estimadas. Britânicos querem licença para construir fábrica em Vila Real.

Espodumena. É tão difícil de dizer como de encontrar na terra. Mas depois de muito escavar, os britânicos da empresa mineira Savannah Resources descobriram em Portugal aquela que será a maior reserva do mineral na Europa Ocidental.

É no distrito de Boticas, concelho de Vila Real, que existem pelo menos 14 milhões de toneladas de um dos minérios de onde se extrai o lítio. A descoberta foi anunciada ontem, em comunicado pela empresa britânica, que fechou o dia a disparar mais de 12% em bolsa.

O lítio é essencial para fabricar baterias de carros elétricos e segundo a Savannah esta descoberta é “poderá ajudar no processo de transação das fabricantes automóveis europeias para a produção de veículos elétricos”.

O aumento do preço dos compostos de lítio nos últimos anos despertou uma corrida às minas em Portugal. O governo recebeu pelo menos 40 pedidos de licenças de exploração. Nas nove regiões do país que concentram o minério, existem pelo menos 60 mil toneladas métricas, que colocam o país no top 10 mundial das reservas de lítio. O minério já é explorado em Portugal há décadas, mas o seu uso tem sido quase exclusivo na indústria cerâmica. Um cenário que pode mudar em breve.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER