Porto vai passar a dispor de mais 122 novos hotéis

Investimento global dos projetos hoteleiros em cursos ascende a 248,2 milhões de euros.
O número de novos empreendimentos turísticos do Porto não dá sinais de abrandamento. O boletim estatístico da Câmara do Porto, relativo ao segundo semestre de 2024, indica que existem 122 processos de novas unidades em curso, dos quais 63 já se encontram em fase de obra.
A grande maioria destes projetos (87) refere-se a hotéis, com os restantes 35 a referirem-se a apartamentos turísticos.
Quando todas as unidades estiverem concluídas, a oferta hoteleira no Porto vai ser reforçada em quase 12 mil camas, representando um investimento global de 248,2 milhões de euros. A oferta atual de camas na cidade ascende a 23 mil, das quais 21.500 se referem aos hotéis.
Por categoria, as novas unidades são, na sua maioria (52%), pertencentes a projetos de três e quatro estrelas. Uma análise dos pedidos de licenciamento permite concluir também que as unidades de uma estrela vão duplicar a sua oferta.
Com 23% do total, Santo Ildefonso é o território onde se concentram mais novos projetos, seguindo-se a Sé, Vitória e Bonfim, com valores muito aproximados, entre as 12 e os 15%. No polo oposto está Aldoar, sem qualquer pedido de empreendimento turístico.
Em comparação com Lisboa, o total de novos projetos (122) representa mais do dobro dos existentes em Lisboa (54) em idêntico período.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários