Moeda de cinco euros em homenagem aos Xutos e Pontapés entra em circulação
O Banco de Portugal vai pôr uma nova moeda de coleção em circulação a partir de 4 de setembro, em homenagem aos Xutos e Pontapés. Tem um valor facial de cinco euros e está integrada na série “Músicos Portugueses”.
Chama-se “Xutos e Pontapés, Rock ‘n’ Roll desde 1979” e a partir da próxima quarta-feira, dia 4 de setembro, estará à disposição de qualquer cidadão, avança em comunicado o Banco de Portugal.
Na ilustração principal da moeda encontra-se o “X”, primeiro símbolo da banda portuguesa, e à esquerda a legenda “Rock ‘n’ Roll desde 1979”. Na orla superior esquerda, é possível vislumbrar a legenda “Xutos & Pontapés” a circundar o “X”, acompanhada do valor facial e do escudo nacional. Do lado oposto, a representação de dois antebraços cruzados, que evocam o gesto de reconhecimento dos fãs da mítica banda portuguesa.
O Banco de Portugal informa ainda que foi definido o limite de emissão de 30 mil moedas com acabamento normal, que vão ser distribuídas ao público por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. A moeda apenas tem poder liberatório em Portugal.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários