Massa de ar do Norte de África atinge Portugal e afeta qualidade do ar
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África está a afetar a qualidade do ar, especialmente nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e interior das regiões Centro e Norte. A situação permanecerá até quarta-feira. Três distritos sob aviso vermelho por causa do calor.
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a “intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de Africa” deverá contribuir “para um aumento das concentrações de partículas em suspensão, especialmente nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e interior das regiões Centro e Norte”. A APA acrescenta que a situação deverá manter-se até quarta-feira e esclarece que está a acompanhar o desenrolar da situação.
Os incêndios florestais que estão a fustigar o país também estão a afetar a qualidade do ar devido às “emissões resultantes da queima da biomassa florestal e das condições meteorológicas”, refere a APA.
Qualidade do ar “Bom” ou “Muito Bom”
Contudo, o organismo que monitoriza a qualidade do ar esclarece que ainda não se registaram situações de “Fraca” ou “Má” qualidade do ar por partículas, “estando a generalidade das estações do território nacional com índices de qualidade do ar ‘Bom’ ou ‘Muito bom’”.
Ao JN, a APA alerta que a população mais exposta a ocorrência de incêndios deve proteger-se e “evitar a inalação dessas partículas” que é “um dos poluentes atmosféricos com maior impacte em termos de saúde pública”, aconselha.
O grupo de cidadãos mais vulneráveis, como crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios crónicos, devem limitar a atividade ao ar livre e evitar fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Santarém chegou aos 46,4 ºC, três distritos sob aviso vermelho
Esta segunda-feira, os termómetros voltaram a registar máximos de temperaturas. A estação meteorológica de Santarém, Fonte Boa, registou o valor de temperatura mais elevado do ano: 46, 4 ºC. E foram várias as estações onde se registaram mais de 43 graus Celcius: Amareleja (43,5 ºC), Álcacer do Sal (43 ºC), Torres Vedras (43, 4 ºC), Tomar (44,6 ºC), Ansião (43,3 ºC).
Destaque ainda para o distrito de Coimbra, com várias estações a registarem temperaturas a rondar os 43 ºC. Em Arganil, os termómetros subiram aos 42,9 ºC e na Lousã aos 42,7 ºC.
Para o hoje, espera-se um alívio da temperatura no litoral, mas várias regiões do interior deverão registar ainda valores acima dos 40 ºC. O IPMA emitiu um aviso vermelho para os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, devido ao tempo quente. Sete distritos estão sob aviso laranja: Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Évora. Os restantes, exceto Faro (verde), estão sob aviso amarelo.
A DGS recomenda, nos dias de maior calor, a preferência por ambientes frescos e arejados ou climatizados, o reforço no consumo de água, refeições leves e frescas e o uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30.
Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários