Portugal

Manto de fumo cobre cidade do Porto e cancelamento

Os incêndios que fustigam o norte do país deixaram a cidade do Porto coberta por um manto cinzento de fumo, que torna difícil respirar e caminhar na rua.

O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, determinou o cancelamento da sessão de receção aos novos estudantes da Universidade do Porto, prevista para esta quarta-feira, no Jardim da Cordoaria, por respeito às vítimas dos incêndios que lavram por todo o país e, também, pelo fumo que invade a cidade.

“Cancelamos esta festa que tem muito significado para nós, comunidade académica do Porto, por duas ordens de razões”, afirma António de Sousa Pereira. “A primeira é em sinal de respeito e solidariedade para com as pessoas que, do litoral ao interior, estão a sofrer com as agruras dos incêndios. A segunda é por razões médicas, uma vez que a cidade está cheia de fumo e de fagulhas que são um perigo para a saúde pública”, afirma o reitor, que é professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Hoje, às 13.30 horas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava 127 ocorrências, envolvendo mais de 5.400 operacionais, apoiados por 1.700 meios terrestres e 25 meios aéreos.

A Proteção Civil estima que arderam pelo menos 10 mil hectares na Área Metropolitana do Porto e na região de Aveiro.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER