Portugal

Jack Oliveira condecorado pelo Presidente da República de Portugal

O Presidente da República Portuguesa é o Chefe de Estado e o mais alto magistrado da Nação. Nos termos da lei suprema, a par da Assembleia da República, do Governo e dos Tribunais, constitui um órgão de soberania.
As suas funções constitucionais são fundamentalmente as de representação da República Portuguesa, de garante da independência nacional, da unidade da Nação e do Estado e do regular funcionamento das instituições, sendo ainda, por inerência, Comandante Supremo das Forças Armadas e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas. O Presidente de Portugal usa uma faixa cerimonial, distintivo do Presidente na qualidade de Grão-Mestre das Antigas Ordens Militares (de três cores: o púrpura representa a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, o verde representa a Ordem Militar de Avis, e o vermelho representa a Ordem Militar de Cristo).
O Presidente da República é eleito pelos cidadãos, por sufrágio direto e universal, para um mandato de 5 anos, não podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo. As candidaturas são propostas por cidadãos eleitores (num mínimo de 7 500 e num máximo de 15 000) e o candidato para ser eleito tem necessariamente de obter mais de metade dos votos validamente expressos. Para esse efeito, se necessário, realiza-se uma segunda votação com os dois candidatos mais votados no primeiro sufrágio.
O Presidente da República tem como residência oficial o Palácio Nacional de Belém, em Lisboa e, como residência de verão, o Palácio da Cidadela, na vila de Cascais. Possui ainda o Paço dos Duques, em Guimarães como residência oficial no norte do país.
Jack Oliveira é membro da LiUNA-Local 183 há mais de 30 anos, mais de 30 anos de experiência na indústria da construção. Ele também possui a consciência do que significa enrolar as mangas e fazer o trabalho. Começando como filho de um trabalhador e trabalhando na Armbro Construction; Jack trabalhou no campo mais de uma década, tornando-se num Foreman (Capataz) e desenvolvendo as suas habilidades de liderança natural.
Em fevereiro de 1998, foi contratado como Organizador do Local 183 e em setembro do mesmo ano, foi designado como Representante de Negócios (Business Manager).
Em setembro de 2007, Jack foi eleito membro do Conselho Executivo do Local 183, onde manteve essa posição até junho de 2011, quando conseguiu e ganhou a Eleição de 2011 para se tornar a Nova LiUNA! Business Manager do Local 183, Membro do Conselho Executivo do Conselho Distrital Provincial de Ontário (OPDC), Membro Executivo do Fundo Organizador do Centro-Oeste do Canadá (CECOF) e Administrador de Pensões do Fundo de Pensões dos Trabalhadores do Centro e Leste do Canadá. Além de todas essas responsabilidades, Jack também é o dirigente da OPDC-LiUNA! Representante Internacional, Fiduciário do Fundo de Promoção, Fiduciário da LiUNA! Centro de treinamento, fiduciário do Fundo Fiduciário para Benefícios, Fiduciário do Fundo de Benefício Odontológico, Fiduciário para Direito Pré-pago, Administrador do Fundo de Bolsas de Estudo e Presidente do Conselho Canadiano de Conselhos de Construção (CCCU). Sob a forte liderança de Jack Oliveira, o Local 183 viu o maior crescimento, no menor período de tempo, juntamente com melhorias maciças que beneficiam a Associação e os Aposentados da LiUNA-Local 183.
Jack sempre teve uma reputação de NUNCA se afastar de um caso quando se trata de representar os direitos e a segurança dos membros. Ele continua a trabalhar com os membros todos os dias, abordando as suas preocupações e ouvindo as suas necessidades e ideias.
O conhecimento diversificado que Jack possui da indústria é incomparável. Jack é um líder experiente e dinâmico que está preparado para mostrar aos membros uma forma única e moderna de liderança sindical e fornecer o melhor tipo de associação possível para toda a LiUNA, Membros do local 183. E foi este sindicalista luso-canadiano que foi condecorado pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Comenda da Ordem do Mérito Empresarial. Homenagem prestada no Palácio de Belém depois dos dirigentes da LiUNA-Local 183 terem reunido com os dirigentes da UGT (União Geral de Trabalhadores).
Presentes estiveram também outros dirigentes do executivo, Luís Câmara, Bernardino Ferreira e o Presidente da CCWU (Canadian Construction Workers Union), Joel Filipe.
Claro que Jack Oliveira era um homem feliz e, como português, reconheceu ser motivo de grande orgulho, sem se esquecer do agradecimento à sua família, assim como a todos os elementos do seu Executivo e ainda a todos aqueles que fazem parte da Local 183.
Da nossa parte, só nos resta deixarmos uma palavra de ratificação por mais um extraordinário reconhecimento de tudo quanto Jack Oliveira tem feito pela Comunidade Luso-Canadiana, desta feita por parte do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER