Portugal

Incêndios que deixaram casas em risco em Arcos de Valdevez já foram extintos

Créditos: JN

Os vários incêndios que deflagraram na noite de quarta-feira (19), no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, foram extintos ao início da manhã de quinta-feira (20). 

Há apenas um fogo ainda ativo, o que lavra em Sabadim, mas que está em resolução. Nenhuma habitação chegou a ser afetada, apesar de terem estado em risco e não há vítimas, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Alto Minho. “A situação ficou bastante mais calma depois que começou a chover com intensidade”, acrescentou a fonte.

Segundo disse o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, os operacionais estavam a “a fazer proteção” para impedir a chegada das chamas a duas aldeias na freguesia do Soajo. “Temos pessoal posicionado a fazer proteção aos lugares e, para já, estão a conseguir tomar conta”, explicou Filipe Guimarães. Naquele concelho registaram, na última noite, cinco incêndios, sendo que os meios estavam concentrados “em apenas dois”. Filipe Guimarães relatou rajadas de vento a 90 quilómetros por hora, que contribuíram para incêndios de dimensão considerável, juntamente com a quantidade de combustível disponível devido à falta de prevenção. O comandante denunciou também situações de fogo posto.

Além dos fogos de Arcos de Valdevez registaram-se também incêndios em outros concelhos do Alto Minho, nomeadamente em Paredes do Coura e Ponte da Barca, mas já se encontram todos “resolvidos”.

No distrito de Viana do Castelo, a tempestade que se fez sentir durante toda a noite provocou a queda de “mais de duas dezenas de árvores”, acrescentou a fonte.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER