Portugal

Incêndios em Portugal

Dois mortos nos incêndios em Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha

Duas pessoas morreram, esta segunda-feira, nos incêndios de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Escola às portas de Coimbra evacuada “por precaução”

A Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de Ceira, no concelho de Coimbra, foi evacuada esta segunda-feira à tarde devido ao incêndio que deflagrou às 16.18 nas Carvalhosas, informou a Câmara Municipal.

A autarquia de Coimbra salientou que aquele estabelecimento de ensino foi evacuado “por precaução, numa operação conjunta entre as autoridades no terreno e os serviços municipais”.

Às 18 horas, o fogo lavrava em duas frentes na freguesia de Torres do Mondego, muito perto da área urbana de Coimbra, mobilizava 213 operacionais, apoiados por 53 viaturas e cinco meios aéreos, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil Nacional (ANEPC).

Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso, adiantou que na localidade de Carvalhosas as chamas ameaçaram três habitações, mas foram salvas pela ação dos operacionais no terreno.

Fotos e vídeos: Gonçalo Azevedo, Carlos Ramos e João Marques

C12 e estradas nacionais 231 e 329 cortadas na região de Viseu

O Itinerário Complementar 12 (IC12) em Nelas e as estradas nacionais 231 e 329, em Nelas e Penalva do Castelo, estão cortadas ao trânsito devido aos incêndios florestais, informou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Numa nota publicada nas redes sociais, o Comando Territorial de Viseu da GNR informa que estão cortadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 231, entre Nelas e Seia, em ambos os sentidos, assim como a EN 329, que liga Penalva do Castelo a Sátão.

Fonte da GNR disse à agência Lusa que “também o IC12 em Nelas está cortado, devido aos incêndios florestais que decorrem nessas zonas”.

Em alternativa, a mesma fonte indicou que “há, nalguns casos, possibilidade de ir por dentro das localidades, como acontece em Nelas”, mas, no caso de Penalva do Castelo e Sátão, “só indo a Viseu”.

Casas destruídas, estradas cortadas e escolas fechadas: o rasto que o fogo deixou no Norte do país.

Incêndio do Louriçal entrou em fase de rescaldo e consolidação

A evolução favorável do combate às chamas, através da ação dos meios terrestes, mas sobretudo pela ação dos meios aéreos, levou a que o incêndio que deflagrou às 21.52 horas de domingo, fosse controlado e entrasse em fase de rescaldo e consolidação ao final da tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro.

PS, Livre e CDS manifestam solidariedade com população e autoridades

Os líderes do PS, Livre e CDS-PP manifestaram hoje a sua solidariedade com a população afetada pelos incêndios em várias localidades do centro e norte do país e agradeceram o papel das autoridades envolvidas.

Chamas atingem freguesia de São Pedro da Cova, em Gondomar

O incêndio que esta tarde obrigou a evacuar escolas e dois lares em Gondomar subiu a encosta e já se encontra a consumir zona de floresta na freguesia de São Pedro da Cova, na zona de Ervedosa. Há pelo menos um meio aéreo a combater as chamas no local.

Metsola expressa solidariedade com Portugal e anuncia debate sobre assistência da UE

A presidente do Parlamento Europeu (PE) expressou solidariedade para com Portugal pelos incêndios “devastadores” e as cheias noutros países do bloco comunitário e anunciou um debate para avaliar a “prontidão de assistência” na União.

“Assistimos às consequências de fenómenos meteorológicos extremos, cheias na Polónia, Hungria, Áustria, Roménia, República Checa, Eslováquia e Alemanha. São devastadores, assim como são os grandes incêndios em Portugal”, disse Roberta Metsola, na abertura da sessão do PE em Estrasburgo (França).

Roberta Metsola acrescentou que nos países da União Europeia (UE) que estão a tentar debelar estes fenómenos está a ser comprovada a capacidade de “ser corajoso sob pressão e de sobrevivência” e que “é um momento para solidariedade europeia”.

“No pior dos momentos a nossa população tem de ver o melhor da UE. Deixe-me dizer que vamos fazer o que seja necessário para ajudar e, nesse sentido, os líderes dos grupos políticos concordaram com um debate, a realizar na quarta-feira, sobre a prontidão para assistência crucial nos países e regiões afetadas”, completou a presidente do PE. “Estão todos no nosso pensamento”, disse a eurodeputada.

Fotos e vídeos: Gonçalo Azevedo, Carlos Ramos e João Marques

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER