O 10 de junho e as suas celebrações da portugalidade já lá vão, mas qualquer português sabe que este fim de semana, o que precede o feriado da Nossa Senhora da Assunção é a grande festa da portugalidade. Quase todas as aldeias têm o seu arraial este fim de semana.
Com o bom tempo em todo o território é o tempo ideal para celebrar ao ar livre e aproveitar para aprender um pouco mais sobre a cultura portuguesa, do Alto Minho ao Algarve.
Viana é amor
Promovido como o “Couraíso”, o festival de Paredes de Coura, no Alto Minho ainda tem muita música para dar ao público que lá queira passar até à madrugada de domingo. A equipa do Jornal de Notícias tem estado a acompanhar o festival em permanência e poderá ler aqui todas as sugestões e resenhas do que se tem passado. Também em Paredes de Coura, este sábado, às 16 horas, na Casa Grande de Romarigães, Valter Hugo Mãe apresenta o livro “Deus na escuridão'”.
No sol da Caparica: música lusófona
Para quem está mais a sul, o festival o Sol da Caparica oferece quatro dias de música lusófona por onde passam nomes como Bárbara Bandeira, os Quatro e meia, os Xutos e Pontapés ou ainda José Pinhal Post-Mortem Experience. O festival dura até domingo e promete grandes diversões também para os mais novos.
Castelo Branco: Festival de folcore
Para quem está pela zona centro, termina este sábado o 33.º Raízes Folk Fest – Festival de Folclore do Mundo. No certame sete concelhos da região Centro de Portugal receberam o Raízes Folk Fest, numa edição que trouxe a palco ranchos de sete países: Chile, Estónia, Geórgia, Marrocos, México, Sérvia e Uruguai, além de Portugal. No Jardim da Memória em Castelo Branco este sábado, às 21 horas, pode ver uma atuação conjunta de todos os países representados.
Silves: dança e música assombrosas
A Feira Medieval de Silves termina este sábado, este ano com o tema “Xilb, cidade de amores e desamores”. A praça Al-Mu’tamid, no centro histórico da cidade, acolhe cerca de 100 expositores, incluindo artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores, além de um programa diário de animação, com atividades educativas e recreativas para adultos e crianças. O cortejo medieval, com os participantes vestidos a rigor, assinala diariamente, pelas 18 horas, o início da feira, num desfile pela Medina e pelos Arrabaldes. Além dos variadas animações orientais com Al-Caravan, Alius Vetus, Arakisati, Emad Selim, Vahdat Ensemble, Vert’cália é também de destacar os concertos com Al-Caravan, Al-Folk, Al-Garbis, Alhambra, Arribamonte, Cláudio Quadrus, Eduardo Ramos e Zukra e ainda o Teatro e Animação de Rua com Animamundy, Malatish, Satori, Teatro DePressa, Tent’Arte.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários