Portugal

Bloco de Esquerda quer acabar com ponte aérea Porto–Lisboa

O Bloco de Esquerda pretende eliminar os voos domésticos em Portugal Continental, considerando que a aposta na ferrovia deve ser a prioridade. O objetivo dos bloquistas é reduzir as emissões globais de gases com efeitos de estufa provocadas pela aviação.

A intenção faz parte de um projeto de resolução que já foi entregue no Parlamento pelo grupo parlamentar do BE para ser discutida e votada pelos deputados. Na prática, o Bloco de Esquerda recomenda ao Governo que garanta a “substituição progressiva”, até 2026, das ligações domésticas entre os aeroportos de Porto, Lisboa e Faro por ligações ferroviárias “reforçadas, rápidas e preços acessíveis”. De fora ficam os voos com origem ou destino internacional ou regiões autónomas.

O partido justifica a supressão destes voos com as “distâncias relativamente curtas” entre os três aeroportos e a “potencialidade” de as ligações ferroviárias as substituírem com a mesma qualidade e rapidez.

“A descarbonização da economia e em particular da mobilidade deve assentar em medidas e compromissos concretos, devendo os meios altamente poluentes ser substituído por meios de transporte coletivo neutros em carbono”, lê-se no documento apresentado pelo partido.

O Bloco de Esquerda sugere ainda que o Governo “crie e publique metas concretas de redução destes voos domésticos em Portugal continental, com início em 2024”, bem como a apresentação de um relatório anual à Assembleia da República com as viagens aéreas substituídas e o respetivo balanço de emissões de carbono.

No projeto, o partido liderado por Mariana Mortágua refere que a aviação contribui com cerca de 3% para as emissões globais de gases com efeitos de estufa. “Existem ainda um outro conjunto de impactos negativos da aviação como a poluição sonora e por partículas finas”, acrescentam.

A ponte aérea da TAP que liga as duas maiores cidades do país, Porto e Lisboa, disponibiliza 16 voos diretos por dia (oito em cada sentido). A viagem tem a duração de uma hora. A ponte aérea, operada pela TAP, foi lançada a 27 de março de 2016.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER