Portugal

AIMA rejeitou regularizar 108 mil processos de imigrantes desde junho

JN

A Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) está a atender cinco mil imigrantes por dia, tendo multiplicado a sua capacidade de atendimento. Dos 400 mil pedidos de regularização que em junho estavam por resolver, 108 mil foram “rejeitados”.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, avançou que o Governo aumentou a capacidade de resposta face aos 400 mil processos de regularização de imigrantes que estavam por resolver em junho. Em entrevista ao “Público” e à “Renascença”, o ministro esclareceu que a AIMA, que deu lugar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), está a atender cinco mil imigrantes por dia. “Estamos a falar de 400 mil casos pendentes, resultado de uma herança pesadíssima, de uma ausência de política de imigração, ou de escolhas profundamente erradas, como a de porta escancarada e o desmantelamento do SEF, que deixou o Estado paralisado”, disse. 

Em seis meses, foram atendidas 113 mil pessoas, de quem “temos processos a andar”. Ao mesmo tempo, Leitão Amaro referiu que o instituto público também está a “avançar com a notificação para rejeição de 108 mil”. “Isto é muito importante para os cidadãos estrangeiros que estavam cá numa situação indigna, porque não tinham papéis, o acesso à habitação e acesso ao mercado de trabalho estava profundamente prejudicado, portanto, tinham as suas vidas suspensas, mas também é muito importante para os portugueses”, acrescentou. 

Questionado sobre quando é o número de imigrantes por regularizar estará normalizado, o ministro da Presidência notou que “os horizontes temporais” são os mesmos de quando o Governo tomou posse e, por isso, apontou até ao “próximo verão”. 

Em resposta ao presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, António Vitorino, que pediu mais “ousadia” na legislação dos imigrantes, Leitão Amaro atirou que estão marcadas, para a próxima semana, “reuniões com as confederações patronais para regular um regime de migração” que vai permitir “uma tramitação rápida”, mantendo controlo um “controlo efetivo e coresponsabilização do empregador para migração laboral regular”. 

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER