Agora é possível renovar o cartão de cidadão no telemóvel

A partir de quinta-feira (10), deixa de ser necessário deslocar-se a um balcão de atendimento para renovar o cartão de cidadão. O pedido pode ser feito online, através da aplicação gov.pt, que também passa a possibilitar o acesso às faturas sem papel e o envio de notificações eletrónicas.
As novas funcionalidades da aplicação do Governo, lançada no final do ano para uniformizar os canais de atendimento dos serviços públicos, foram apresentadas pela Agência de Modernização Administrativa (AMA) durante o evento “PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal”. “Se precisar de renovar o cartão de cidadão, agora pode fazê-lo de forma rápida e prática através da aplicação gov.pt”, informou a AMA, num comunicado que revela que a aplicação foi descarregada mais de 3,5 milhões de vezes desde que foi lançada, a 26 de dezembro de 2024. Além da renovação do documento “de forma digital e sem necessidade de deslocações presenciais”, a aplicação móvel pode enviar notificações da Administração Pública para os cidadãos, empresas e entidades.
Além de permitir agilizar alguns processos administrativos e burocráticos, a ferramenta criada pela AMA funciona como uma carteira digital, onde é possível guardar 22 documentos oficiais, entre os quais o próprio cartão de cidadão, a carta de condução ou o seguro automóvel. Segundo a agência tutelada pelo Ministério da Juventude e Modernização, a aplicação “continuará com novas funcionalidades em desenvolvimento, para assegurar a maior eficiência no acesso aos serviços públicos”.
Para utilizar a aplicação móvel, o cidadão necessita de ter a chave móvel digital, que pode ser ativada através da própria aplicação. A chave móvel digital é um meio de autenticação digital certificada pelo Estado, que associa um número de telemóvel ao cartão de cidadão, que permite aceder a vários portais públicos e assinar documentos online.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários