Vítor M. Silva

We are the North

PS - Não temos medo das suas tarifas, Sr. Trump!

Créditos: DR.

Aqui no Canadá, “We are the North, e definitivamente não temos medo nem do Sr. Trump nem das suas tarifas. Aprendi a respeitar o povo canadiano como um território onde a força do trabalho, a generosidade e solidariedade são características que me levam a gostar de viver neste país. Estas pessoas e este país nunca se curvarão perante um presidente dos Estados Unidos muito longe de ser um estadista. 

Aquilo que os Estados Unidos fizeram nos últimos dias com a imposição de tarifas é uma clara violação dos acordos comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá. Agora aplicadas, estas exigem respostas comerciais contundentes, assim como medidas financeiras e económicas como nunca foram vistas na América do Norte. Os canadianos devem estar mais unidos que nunca como trabalhadores, como famílias ou como cidadãos. Enquanto Donald Trump for o presidente dos Estados Unidos da América sabemos que não podemos depender em nada do país vizinho, temos sim de diversificar as relações com outros países, quer sejam comerciais ou militares, apostando nos imensos recursos que temos a disposição aqui no Canadá, na inovação, na indústria, nas intrínsecas qualidades do povo canadiano. 

A economia do Canadá não só sobreviverá como sairá vencedora deste desafio e o povo canadiano, com muitos luso-canadianos a ajudar de braços dados, ultrapassará este desafio com distinção. Dólar a dólar vamos recuperar, mas também dólar a dólar teremos de retaliar. Teremos eleições federais com estas tarifas como pano de fundo. Liberais ou conservadores terão de ter políticas concretas para fazer face a este problema. Parece-me que o Partido Liberal com a entrada de Mark Carney ganha nova vida e Polievre (amigo de Trump) desce nas sondagens. Uma vitória quase anunciada para os Conservadores há uns meses transforma-se agora numa disputa “Taco a Taco “que pode cair para qualquer dos lados. 

Uma situação lamentável esta criada por Trump. Não ficariam os EUA mais fortes com um Canadá e México mais fortes também? Mas tempos difíceis podem estar a chegar para os canadianos, esta crise não vai acabar sem perda de emprego de muitos e muitos habitantes deste país da América do Norte. Temos de nos concentrar mais e mais naquilo que podemos controlar. Temos de lutar, lutar e lutar e, por fim, venceremos alguém que vai ficar para a história como quem afrontou a democracia e os bons costumes das boas relações com o ocidente. Ganhámos há uns dias atrás no Hóquei e também ganharemos este jogo das tarifas.

O Canadá, Sr. Trump, nunca será o 51º estado dos EUA. Nunca! 

“Entre os indivíduos, assim como entre as nações, o respeito pelos direitos dos outros é paz.” – Benito Juárez (Ex-Presidente do México) 

Vítor Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER