Vítor M. Silva

Vamos p’ra festa pá!

70 anos - milenio stadium

 

 

Não acredito que alguém vá ficar em casa. Só por um motivo de força maior. Sem dúvida que temos aí um fim de semana em que todos queremos gritar bem alto – Sou português! Um fim de semana em que só não é possível fisicamente, nem com a ajuda de uma prensa, daquelas com que fazemos o nosso delicioso vinho, encostar os dois continentes e colocar Portugal e Canadá lado a lado. De resto, tudo aquilo que vai acontecer é Portugal, é tradição, é a língua portuguesa, é Festa.

A presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, do secretário de sstado das Comunidades, Paulo Cafôfo e dos deputados da Assembleia da República portuguesa membros do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá, Francisco Pimentel, Miguel Iglesias e Sérgio Ávila mostram claramente e vincam a importância da nossa comunidade para estas altas instituições da República portuguesa.

Mas por aqui no Canadá tantos trabalharam (tantos nomes poderiam ser aqui escritos…) para que se justificasse celebrar os 70 anos da comunidade portuguesa.

Um grande grupo fez e fará o possível para que amanhã e depois (13 e 14 maio) sejam dias inolvidáveis. Como não tenho espaço para mencionar todos, deixo o meu agradecimento pessoal e penso que será o mesmo de toda a comunidade, ao Comendador Manuel DaCosta que tem realmente sido o “cherne“ que todos seguimos. Tem muito significado a palavra “Juntos”, todos somos mais fortes, mais comunidade e acima de tudo somos mais vistos , mais credibilizados, “separados” não vamos a lado nenhum.

Os 70 anos ensinaram muito, mas claramente ainda temos muito por fazer, que aprender. Não quero que entendam que digo que nada foi feito, pelo contrário, o caminho está aberto, mas temos que cuidar dele, ornamentar e fazer crescer, transformando-o, de uma estrada secundária para uma autoestrada.

Se temos uma qualidade a que ninguém se compara a nível mundial é a capacidade de fazer Festa. Os portugueses sabem notoriamente fazer festa. A celebração dos 70 anos da chegada dos Pioneiros Portugueses ao Canadá é uma festa de aniversário, e em todas deste tipo devemos levar um presente.
Desta vez é fácil escolher, leve-se a si, sim a si, a sua participação é o presente que os 70 anos querem receber. Todos somos os aniversariantes e todos somos convidados, todos somos comité e todos somos espectadores, enfim todos somos portugueses. Que orgulho e que adrenalina tenho dentro de mim.

“Tocam os sinos na torre da igreja
Há rosmaninho e alecrim pelo chão
Na nossa aldeia, que Deus a proteja
Vai passando a procissão
Mesmo na frente, marchando a compasso
De fardas novas, vem o solidó
Quando o regente lhe acena com o braço
Logo o trombone faz popopó, popó, popó
Pelas janelas, as MÃES e as filhas
As colchas ricas, formando troféu
E os lindos rostos, por trás das mantilhas
Parecem anjos que vieram do céu!”

João Villaret

Bem, parece que é tempo da festa começar.
Vamos p’ra festa, pá!

Vítor M. Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER