Augusto Bandeira

Vamos ajudar quem precisa! Um dia seremos nós…

 

ajudar - magellan - milenio stadium

 

Hoje nascemos, mas rápido envelhecemos. E quais são os desafios para enfrentar? Todos vamos passar por isso, esperemos que sim que é bom sinal.

A vida muitas vezes prega-nos muitas partidas e nenhum cidadão se apercebe das decisões que se tomam, nem nos passa pela cabeça na altura a gravidade do que vem a caminho, mas é a realidade da vida de todos nós – uma grande percentagem de pessoas por todo o mundo é obrigada a deixar as suas terras na procura de melhor qualidade de vida, deixam-se para trás familiares muito chegados, por exemplo os pais. Na altura da saída a idade era de alegrias e de lutas para os nossos pais, para muitos de nós que ainda os têm a viver na terra natal não é fácil quando os mesmos rejeitam apoio de instituições para os ajudar nos cuidados essenciais, tipo uma alimentação saudável, higiene, na rotina de visitas ao médico, etc., estas são coisas muito importantes para um idoso quando se chega a uma idade e passamos a depender de outros, mas muitos não aceitam. É a realidade na maioria dos casos, não percebem que os filhos cresceram e conquistaram a independência financeira. É normal que se saia da casa dos nossos pais para viver sozinhos, por isso na maior parte dos casos os idosos acabam por ficar sós, até que um dia os querem por perto, mas os filhos foram obrigados a sair para fora, formaram família, a mesma cresceu e não é fácil deixar uns e ir ter com outros. Há tantos com esse problema. Outros tiveram a sorte de os convencer a vir para próximo deles, porque foi ali que a vida se tornou real e com qualidade, mas mesmo para esses não há muitas soluções com a qualidade que se precisa. A nossa sociedade hoje necessita de um espaço digno para os idosos poderem estar o resto dos dias a viver na sua rotina que estavam habituados, isto é, na cultura deles, não muito fora da que tinham quando não precisavam de ninguém.

Por muito que nos custe aceitar, o número de pessoas com 85 anos ou mais em poucos anos pode dobrar. Nos próximos 25 anos pode acontecer: com o envelhecimento da população e a pouca natalidade pode haver um agravamento dos serviços, até a procura, cada vez vai haver mais falta de mão de obra.

Vamos ter de trabalhar até mais tarde, por isso vai haver menos tempo para estarmos presentes, sermos nós a cuidar. A necessidade de uma casa para cuidados e para suportar idosos é muito importante. Somos nós que temos que proteger e incentivar os que têm uma idade avançada e saúde para darem apoio uns aos outros nessa fase, mas faz falta uma casa digna, com condições, onde os mesmos se possam divertir uns com os outros, onde possam ter alguém para os medicar, especialmente os incapacitados.

No futuro pode ser um de nós, o apoio vai ser muito importante, não nos podemos esquecer dos que têm a idade avançada, sabendo que isso não é doença e que muito se pode fazer ainda.

Mas a comunidade precisa urgentemente de uma casa e para tudo isto há um projeto em curso que pode arrancar a qualquer momento, mas precisa da ajuda de toda a comunidade. Sem as mãos dadas pode ser difícil, mas vamos acreditar e fazer com que se consiga, muitos têm vindo a trabalhar nesse sentido. O Magellan Community Charities vai nascer e entre todos será mais fácil, assim vamos eliminar muitos problemas que no futuro todos vamos passar por eles.

Ajude na construção do Magellan Community Charities, uma simples ajuda pode fazer muito, consulte o site “Magellan Community Foundation” e faça o seu melhor, faça o seu donativo.
Bom fim de semana.

 

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER