Augusto Bandeira

Trump ou Kamala para um Futuro Mais Justo?

Qual deles o melhor para Futuro Presidente do País mais Poderoso do Mundo?

 

 

É já no dia 5 de Novembro que pode e, vai acontecer, uma mudança na política nos Estados Unidos. Entre os dois candidatos, qual deles o melhor? As eleições nos Estados Unidos sempre foram um evento de impacto global, e as próximas não serão diferentes, por isso é que a escolha entre Donald Trump e Kamala Harris representa uma divisão profunda entre dois lados opostos do fantasma político, levanta questões sobre o futuro do país e a liderança, até para o mundo. Muita coisa vai e pode mudar com esta eleição, não parece, mas o mundo está à espera do resultado. São dois candidatos muito diferentes, mas qual deles o melhor?

Não são os partidos, mas sim as pessoas que lideram os partidos. Trump, associado à extrema-direita, defende políticas nacionalistas, promete colocar a América em primeiro lugar, com uma abordagem que, segundo ele, fortalece a economia e a segurança nacional. Desculpem, mas difícil de acreditar, no entanto, essa postura tem gerado críticas em relação ao tratamento dado a temas como a emigração.

Além de uma política que vai ao extremo e pode prejudicar muita gente, muitos de nós somos emigrantes e sabemos o que custa chegar a um país e começar do zero. Segundo consta, Trump tem ideias que vão prejudicar muito bom ser humano, mas sabe-se que tem apoio entre muitos conservadores, mas não podemos esquecer que este tipo de atitudes mais popularista levanta preocupações sobre a estabilidade interna dos Estados Unidos.
Enquanto Kamala Harris, representa a ala progressista do Partido Democrata, ela mais extrema-esquerda, aliás muito da esquerda, prejudica o partido, mas aposta em políticas sociais mais inclusivas, com foco em justiça social, mudanças climáticas e ampliação do sistema de saúde, para muitos. Kamala traz uma visão mais liberal para o país, na procura de uma política de inclusão e cooperação internacional, no entanto, alguns críticos argumentam que a política de Kamala pode ser vista como muito radical, e trazer custos altos para a economia e uma dependência maior do governo.

Na minha opinião, os Estados Unidos, sendo uma potência mundial, mereciam um candidato com mais perfil e mais democrata, mais um centro de direita, mereciam uma liderança que dê prioridade à coesão nacional e relevância global, devia haver um equilíbrio, o que os dois candidatos parece que têm dificuldade em alcançar. Mas, entre os dois, Kamala na minha opinião pode representar uma mudança necessária para uma sociedade mais justa e sustentável, enquanto Trump pode representar continuidade em algumas áreas económicas e de segurança.

Com esta eleição o mundo fica a ganhar, mas com este tipo de candidatos, não muito se pode esperar. Ambos os candidatos têm prós e contras, mas, olhando para o futuro e as questões sociais e climáticas, Kamala pode oferecer uma visão mais progressista e cooperativa, essencial para o mundo de hoje.

No dia 5 de novembro que ganhe quem o eleitorado escolher, se servir para eles de certeza que vai ter de servir para o resto do mundo.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER