Augusto Bandeira

O país não tem culpa do facto de se ter um grupo de incompetentes a governar

O país não tem culpa do facto de se ter-portugal-mileniostadium
Crédito: DR.

Portugal tem belas paisagens, uma gastronomia e vinhos que invejam outros países e das melhores pessoas a acolher outros.

Recentemente tenho ouvido várias conversas com uma de pessimismo sobre o nosso país, Portugal – nosso porque nos devemos sentir orgulhosos do nosso cantinho conhecido como jardim da Europa. Concordo e partilho que temos que respeitar este que nos acolheu e nos deu umas condições excelentes para se viver, mas falar mal da terra que nos viu nascer passa a ser um defeito do cidadão, é irritante ouvir críticas ao país quando o problema não é do país, mas sim de quem o governa. Nunca vi uma equipa a governar Portugal como agora, demagogos e uma cambada de incompetentes, desculpem a minha expressão, mas é mesmo o nome que lhe podemos dar. Qual dos Ministérios será o melhor… Eu digo que nenhum tem por onde se lhe pegue. Claro que depois a culpa é do país, quando para mim o país se pode considerar um dos melhores do mundo, pena não ser possível dar aos seus uma qualidade de vida melhor. A razão é a economia – nunca será um país rico economicamente, há falta de produtividade para enriquecer o mesmo -, mas grave é a forma como o enriquecimento se nota nas pessoas que o governam e não no país. Na realidade é muito confuso para qualquer ser humano, mas também não se vê nas pessoas preocupação para exigir melhor qualidade nos governantes, deixam andar desde que lhes entreguem um subsídio no final de cada mês. Meus caros, assim não vamos a lado nenhum, vamos continuar na lengalenga da miséria para a maioria e de safe-se quem poder. Depois do mal a pior há uma percentagem que fala mal do país, eu na minha opinião discordo totalmente, temos que saber exigir e, sempre que faça falta, dar um murro em cima da mesa. Dizia um estudioso que o segredo da política nem sempre está nos estudos nem nos diplomas, basta ter uma ideia e convencer as pessoas que ela é boa, é como tudo na vida e assim se fazem bons gestores e bons empresários, basta saber colocar a frase na hora certa.

Todos temos vivido anos difíceis com muitas incertezas e muita ansiedade sobre o futuro mas falar mal do país não resolve nada quando Portugal tem coisas que se devem manter porque é isso que nos faz diferentes e com mais qualidade. Não são os governos, somos nós, devemos sentir orgulho de sermos um país onde a juventude conversa com os mais idosos, isso é saudável e ajuda a preparar os jovens para o futuro deles e ao mesmo tempo ajuda os idosos a passar o tempo e a sentirem-se úteis. Talvez sejamos dos poucos países do mundo onde toda a classe de pessoas tem um almoço quente com qualidade e sentado à mesa em companhia, não uma simples sande a correr, isto é qualidade. Somos dos únicos no mundo que se pode fazer e ver estações diferentes no mesmo dia, pode-se ver neve na Serra da Estrela ir à praia no Algarve e desfrutar de uma primavera no Minho com paisagens e monumentos do que mais belo há no mundo, somos dos únicos no mundo onde as coisas boas não são caras, pode-se ir ao restaurante e comer um bom prato acompanhado de um excelente vinho a um preço acessível, somos um país que exporta mão de obra com qualidade e lá fora damos cartas e no nosso país parece que nos atam as mãos. Será que um dia vai mudar e o país vai usufruir dos talentos que viu nascer ou vamos continuar a sair e a dizer mal? O país não tem culpa, a culpa é nossa porque permitimos tudo e aceitamos.

Faça bem ao país que o recebeu de braços abertos e lhe deu uma qualidade que muitos nunca a vão ter, mas não diga mal do seu, dos seus pais e avós porque para qualquer efeito vai ter sempre sangue português desde que os seus antepassados sejam portugueses. Nunca diga não preciso, pode vir a precisar mais rápido do que pensa.

O Canadá é um rico país que oferece uma qualidade de vida invejável, mas temos que fazer por ela. Portugal é um país que tem as condições para excelente qualidade de vida, mas o ser humano estraga tudo. Não diga mal dos países, diga sim mal de quem os governa.

milenio stadium - augusto bandeira

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER