Nem sempre se pode dar e receber notícias negativas… Orgulho de um Património que Encanta o Mundo
Pois assim foi e que bem soube ouvir, acordar e receber uma notícia sobre a nossa capital e de forma tão positiva que encanta o mundo. É sem dúvida um encanto e deve tornar-nos ainda mais portugueses. Eu português que sou, sem desprezar este lindo país que nos acolheu, fiquei muito contente ao ouvir que Lisboa cada vez tem mais encanto. Receber a notícia de que Lisboa foi reconhecida como a Melhor Cidade Património Mundial e, pela segunda vez, como o melhor destino para escapadinhas é motivo de alegria para todos nós, que nos sentimos portugueses. A capital, com sua luz inconfundível, história vibrante e cultura única, reafirma o lugar de destaque que merece no cenário global, é de louvar, mas este reconhecimento não é apenas um prémio para a cidade, mas para todo o país, que encontra em Lisboa um reflexo da sua essência.
Lisboa encanta pela sua singularidade, as lindas ruas de calçada portuguesa, o som do fado ecoando nas esquinas e o contraste harmonioso entre tradição e modernidade são apenas algumas das características que conquistam quem a visita. Eu sou minhoto, mas nada me admira e para mim, não é surpresa que a cidade de Lisboa continue a encantar jurados e turistas do mundo inteiro, este reconhecimento é fruto do esforço conjunto de preservar o que temos de mais valioso, que é a nossa identidade.
Para nós que somos portugueses e para os que adoram Portugal, notícias como esta reforçam o orgulho de pertencer a um país tão rico em cultura e história. Devemos saber preservar o que temos porque somos herdeiros de um passado glorioso, que soubemos transformar em inspiração para o presente e o futuro. Mas mais do que nunca, prémios como este funcionam como um convite a valorizarmos o que é nosso, a cuidarmos do que faz de Portugal um destino tão especial, respeitar o que outros nos deixaram e dar continuidade ao que nos ensinaram sem alterar a tradição do nosso lindo país.
Que todos saibam dar valor porque sentir-se português é saber que carregamos em nós um pedacinho de Lisboa, toda a sua resiliência, beleza e capacidade de conquistar corações. Que este reconhecimento sirva de motivação para continuarmos a promover e preservar o melhor do nosso património, porque afinal, ser português é, também, sentir-se em casa em cada canto do mundo onde o nome de Lisboa é celebrado.
Eu, recentemente, visitei a capital e desfrutei do pouco tempo que por lá passei. Só posso dizer, que foi um encanto passar nas pequenas ruas de calçada e ouvir o fado nas pequenas tascas e saborear do que de bom por lá tem. Quando visitar Portugal, dê um saltinho até à capital. A propósito… por acaso, já conhece Lisboa?
Bom fim de semana.
Augusto Bandeira/MS
Redes Sociais - Comentários