Augusto Bandeira

Credo, que mais vai acontecer?

Em Portugal acontece tudo. Estranho que as atitudes e punições são diferentes de caso para caso. Um país tão pequenino e conhecido como jardim da Europa, mas há tanta corrupção em todas as áreas, política, desporto etc… credo, que mais vai acontecer?

Credo, que mais vai acontecer-portugal-mileniostadium
Créditos: DR.

Com coisas sérias não se brinca, mas o país não tem culpa de quem o governa ser um \ a incompetente, nem que uma instituição seja governada por alguém que não olha a meios para tirar proveito do cargo que tem. Já noutros artigos de opinião disse que o cidadão tem oportunidade de renovar os que gerem os destinos, seja de uma freguesia, cidade, região, do país e até de clube de desporto, para isso é que há eleições. Sempre fui da opinião que não se deve estar muito tempo no poder seja do que for, com o passar do tempo aparecem os vícios que nos podem prejudicar muito, mas mais prejudicado fica o nome do clube, país etc.. Isto é uma realidade de como se governa em certos países.

Como vai um cidadão ser honesto com tudo o que vê acontecer? Todo o cidadão sabe, se não sabe é porque não quer ou então acredita no Pai Natal, que na política cada vez há mais corrupção. Já existe há muito tempo na presidência das juntas de freguesia, cada um vê formas diferentes de se matar pulgas, há meninos que usam o poder para se favorecerem a si próprios.

Há casos vergonhosos e muitas pessoas sabem, mas não falam, têm medo. Há rapazotes, que é o nome mais próprio para pessoas que usam o poder para negócios pessoais e outros, que vão para lá sem nada e saem gordos, manipulam as coisas de uma forma que nos meios pequenos é difícil de se descobrir, especialmente em zonas onde as pessoas precisam e acham que um presidente é rei, enganados.

O Ministério Público também sabe, mas acha que não vale a pena gastar tempo nem dinheiro com isso, então fecham os olhos. Esquecem-se que é assim que se começa, mas acontece em câmaras municipais e em tudo que envolve dinheiros públicos e não só. Portugal é campeão.

Recentemente um presidente de um clube, dos grandes, foi apanhado na rede, a mim nunca me transmitiu confiança, eu até me admira como certas pessoas chegam a cargos quando se sabe o passado, o qual é muito negativo. Até parece que as pessoas gostam e consentem. Eu quando vi um homem que estava envolvido em negócios de grandes volumes e, por tudo e por nada, numa entrevista começa a chorar e a tentar indiretamente dizer que era o melhor do mundo… devem saber que os bons nunca se auto elogiam, tentando afirmar que tudo o que se falava a seu respeito na questão de envolvimentos suspeitos, ele estava inocente, sem ninguém perguntar nada, é sinal de que algo estava mal.

Em casos como estes o clube, ou seja o que for, não tem culpa das más atitudes e decisões que são tomadas por quem os governa, quem se envolve em ilegalidades deve, sim, ser punido. Mas punido com as mesmas regalias que qualquer outro cidadão, isto da cadeia ser diferente dependendo do título da pessoa é muito mau. Devem ser presos e obrigados a pagar para abrir os olhos aos próximos, o que infelizmente não acontece em Portugal. Outra coisa muito estranha para mim foi a reação do primeiro-ministro e do Presidente da República – nenhum destes se pronunciou sobre o assunto, mas quando foi do assalto a Alcochete do outro clube, ali do outro lado da autoestrada, os rapazes opinaram. Para alguém que sabe ver a diferença de dois mais dois e de dois e dois, fica a pensar e até pode pensar que o grupo dos envolvidos é muito grande. Nós somos um país tão emocional que todos estes casos de corrupção vão acabar em águas de bacalhau, nada se vai fazer. Tudo vai continuar assim porque se algo acontece e todos são apanhados, pode ser uma vergonha para o bom nome de Portugal, e as cadeias não chegam para todos. Deve haver tantos envolvidos que, para os governantes, convém até não se falar muito no assunto. Andamos nós a pagar impostos para manter senhores como estes e que são os que estão a dar o exemplo às futuras gerações.

Que mais irá acontecer em Portugal? Que muitos sejam apanhados, mas bem castigados para os próximos aprenderem e não se envolverem.

Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER