Aumento de impostos sobre hotéis em Toronto: Necessidade ou Excesso?
Será isto pelo aumento de visitantes para os espetáculos de Taylor Swift e aproximação da organização do mundial. O futuro nos dirá.
Muitas vezes os políticos tomam decisões que nem sempre são favoráveis. Recentemente, a presidente da câmara de Toronto, Olivia Chow, aprovou um aumento dos impostos aplicados aos hotéis da cidade – será que foi numa tentativa de lidar com desafios fiscais e melhorar a infraestrutura pública? Este aumento, tem gerado controvérsias e a aprovação levantou um debate sobre os prós e contras de tal decisão. Há uma série de questões que se impõem: será que este aumento foi bem avaliado? Terá ele mais pontos negativos do que positivos para o turismo e para a economia local?
Eis aqui, na minha opinião, alguns pontos positivos do aumento de impostos sobre os hotéis e similares. Uma questão deve ser colocada – será que vai haver um aumento da receita pública para investimentos sociais? Tudo depende da capacidade de saber investir as receitas do tal imposto, na realidade devia ser bom, porque o aumento de impostos sobre hotéis representa uma fonte de receita extra para Toronto, especialmente com a cidade a enfrentar desafios de financiamento para transporte público, habitação acessível e manutenção de serviços essenciais. Este aumento pode ajudar a superar parte desse déficit, e pode contribuir diretamente para o bem-estar dos moradores e de quem visita a cidade, seja em turismo ou negócio.
Os turistas, se os dinheiros forem bem aplicados, devem beneficiar da infraestrutura urbana da cidade, e é justo que parte dos gastos com turismo sejam revertidos para melhorar esses aspetos. Um aumento de impostos direcionado pode ser utilizado para melhorar atrações turísticas, segurança pública e os serviços de transporte, pode-se criar um ambiente mais agradável para turistas e, ao mesmo tempo, para os residentes.
E depois não se pode esquecer os pontos negativos, Toronto como todos sabemos não é uma cidade globalmente reconhecida como destino turístico, com este aumento nos impostos sobre hotéis pode tornar-se a cidade ainda menos competitiva em relação a outras grandes metrópoles da América do Norte, como Nova York, Montreal etc., onde as tarifas podem ser mais atrativas. Essa medida pode desinteressar turistas de escolher Toronto em função de custos mais elevados de hotéis e similares, todos os setores ligados ao turismo podem sofrer pela negativa.
Não nos podemos esquecer que o setor hoteleiro, ainda em recuperação após a pandemia da COVID-19, enfrenta agora uma nova pressão fiscal. Para os pequenos hotéis, o aumento de impostos representa um desafio adicional, uma vez que possuem menos capacidade de absorver o impacto financeiro, mais ainda, a elevação de preços para o consumidor final pode gerar menor ocupação, forçando demissões e corte de benefícios, prejudicando os trabalhadores do setor.
Como se sabe e é conhecido a nível mundial, Toronto atrai uma quantidade significativa de eventos corporativos e conferências internacionais, também aqui com o aumento de impostos, organizadores de eventos podem optar por outros locais, especialmente porque hotéis e serviços em grandes eventos corporativos são fortemente influenciados pelo custo/benefício, e uma diminuição na quantidade de eventos pode afetar restaurantes, bares e outros negócios que dependem do fluxo de visitantes.
Resumindo, o aumento de impostos sobre hotéis em Toronto é uma faca de dois bicos – enquanto proporciona benefícios fiscais imediatos para a cidade, representa um desafio significativo para o setor de turismo. Olivia Chow, ao aprovar essa medida, demonstra coragem para enfrentar os problemas financeiros de Toronto, mas corre o risco de prejudicar setores importantes da economia local. A questão central agora é se esse aumento será sustentável a longo prazo ou se terá um efeito negativo e imediato para o turismo na cidade.
Meus amigos, Bom Fim de Semana.
Augusto Bandeira/MS
Redes Sociais - Comentários