Augusto Bandeira

Ao ponto a que deixaram chegar isto

Toronto não é mais o que era e dificilmente voltará a ser a cidade que todos admiravam

Photo: @copyright

Basta recuar algumas décadas até aos anos 80. Era uma cidade limpa, segura, onde se podia sair à noite, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem receio, hoje, infelizmente, essa realidade mudou, ainda assim, apesar dos desafios, Toronto continua a ser uma excelente cidade para viver. Devemos respeitá-la por várias razões, foi aqui que muitos dos nossos amigos portugueses, e tantos outros imigrantes, construíram uma vida que dificilmente conseguiriam em qualquer outro lugar, aproveitaram as oportunidades que este país e esta cidade ofereceram, ninguém pode negar que conquistaram isso com muito esforço e dedicação, muitas vezes longe da família, enfrentando desafios para garantir uma vida melhor.

Porém, a realidade de Toronto foi-se transformando ao longo dos anos, e hoje é extremamente difícil viver aqui, o custo das casas, as rendas e os preços dos bens essenciais atingiram um patamar insustentável para muitas famílias, para piorar a situação, os governantes governam a cidade de forma ineficiente, a atual presidente, na minha opinião, tem muito a aprender e parece que se esqueceu de onde veio, recentemente, o aumento de taxas deu mais um empurrão para que muitas famílias abandonassem Toronto por falta de condições financeiras para arcar com as despesas.

Como se não bastasse o peso no bolso dos moradores, este ano fomos castigados por fortes nevões, que tornaram a vida ainda mais difícil para aqueles que precisam sair de casa diariamente, a cidade falhou na remoção eficiente da neve, e muitos passeios permaneceram intransitáveis, pessoas foram obrigadas a caminhar na beira das estradas. O mais revoltante foi ver que houve tempo e dinheiro para limpar as ciclovias, como se, em pleno inverno, as pessoas realmente fossem sair de bicicleta, essa gestão ineficaz resultou num serviço péssimo, apesar das altas taxas que os cidadãos pagam para obter infraestrutura de qualidade.

Parece que ninguém se importa. As pessoas estão cansadas de ver os passeios cheios de neve e sem condições após as tempestades de neve e sentem-se enganadas ao ver que, apesar do aumento de impostos, os serviços prestados continuam precários. Pior ainda é a situação das pessoas com mobilidade reduzida, que ficaram completamente impossibilitadas de se deslocar, um perigo autêntico, em muitas regiões. Nem mesmo as paragens de transporte público receberam uma limpeza adequada, o que demonstra uma grande falta de respeito por quem realmente gosta e depende desta cidade.

Enquanto tudo isso acontecia, a província permaneceu sem governo, pois os políticos estavam mais preocupados com a corrida eleitoral do que com o bem-estar da população, nem mesmo os candidatos se manifestaram a este respeito, pareciam tão distraídos que nem sequer se aperceberam da crise que se instalou.

Toronto merece uma liderança mais dinâmica, mais firme e que dê mais atenção àqueles que realmente contribuem para o crescimento da cidade, em vez de beneficiar apenas os que vivem à espera de subsídios sem oferecer nada em troca.

Agora, não se esqueçam, nas próximas eleições municipais, saiam de casa e votem, se isso tivesse acontecido antes, talvez hoje tivéssemos uma presidente diferente, com mais capacidade e compromisso para defender os interesses de todos e garantir o bem da cidade.

Bom fim de semana!

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER