Agosto: Festas da Senhora d’Agonia, que todos deviam de visitar. Tradição e Fé em Viana do Castelo.
Caros leitores, como se não fosse eu um vianense e defensor das tradições, tudo o que é regional deve-se manter e Viana do Castelo continua com as tradições. Desde ser a capital do folclore às tradições locais tudo se mantém e cada vez há mais forasteiros a visitar a bela cidade durante as festas da senhora d’Agonia. Por isso que quem gosta volta e quem ama fica, fica porque é uma cidade acolhedora, com uma gastronomia de fazer água na boca, com hotéis de qualidade e serviço à altura das expectativas de cada um.
Eu não conseguia escapar sem escrever este artigo de opinião sobre as festas mais importantes no país. Respeito a ideia de cada um sobre as suas localidades, mas nada consegue passar a perna às grandiosas festas de Viana.
As Festas da Senhora d’Agonia, na linda cidade de Viana do Castelo, são uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas de Portugal, realizadas anualmente, em agosto, sendo o dia 20 feriado municipal. As festas atraem milhares de visitantes, tanto locais como internacionais, hoje vêm pessoas de todo o país, que se reúnem para homenagear a padroeira dos pescadores, Nossa Senhora da Agonia.
A importância das festas ultrapassa a devoção religiosa, elas são um reflexo vivo da identidade cultural de Viana do Castelo e da região do Minho, onde as tradições são preservadas com orgulho. As pessoas locais preservam as tradições e não importa o estatuto de cada um, todos têm orgulho. As festividades incluem procissões solenes, como a Procissão ao Mar, onde a imagem da Senhora d’Agonia é levada em barcos enfeitados, abençoando o mar e os pescadores, sendo esta uma tradição profundamente enraizada na fé e na cultura dos habitantes, que expressam sua gratidão e pedem proteção para o ano que se segue. Os pescadores locais dedicam a semana das festas para trabalhar voluntariamente para enriquecer as festas e, com fé, agradecem o ano que termina, pedindo proteção para o ano seguinte.
Mas não é só a componente religiosa… as festas da Senhora d’Agonia são também um festival de cores e alegria, com destaque para o Desfile da Mordomia, onde centenas de mulheres trajadas com os tradicionais trajes vianenses desfilam pelas ruas, ostentando ouro e joias que simbolizam riqueza e devoção. As ruas da cidade enchem-se de vida com danças folclóricas, concertos de bandas filarmónicas, a parada no sábado com carros alegóricos que trazem ao vivo as tradições antigas de como se vivia noutros tempos e a majestosa e impressionante queima de fogos de artifício.
Visitar Viana do Castelo durante estas festividades é uma oportunidade única de viver a autenticidade da cultura portuguesa, apreciar a hospitalidade dos vianenses etc. As Festas da Senhora d’Agonia são, sem dúvida, um evento que não se pode perder para quem deseja mergulhar nas raízes de Portugal.
Visite Viana do Castelo de 14 a 20 de agosto, eu vou lá estar, somos todos romaria.
Bom fim de semana.
Augusto Bandeira/MS
Redes Sociais - Comentários