Augusto Bandeira

Afinal, como se fica? Vai-se proibir os telemóveis?

A retirada dos telemóveis na sala de aula, tem benefícios e desafios

 

 

Um pequeno objeto que nem as crianças conseguem viver sem ele, muito se tem falado da retirada dos telemóveis da sala de aulas, até já se organizam debates sobre o assunto, muitos a favor e outros contra. Recentemente aconteceu na Sic, onde se verificou que existem várias opiniões diferentes.

Estranhei ouvir, vindo de alguns professores, aconselharem o uso do telemóvel sem interrupção. Mesmo contra o seu uso, só ouvi uma senhora do Movimento Menos ecrãs, Mais vida. Eu concordo que sejam retirados, mesmo que venham dizer que ajuda na motivação dos alunos, no passado fizeram-se grandes homens e mulheres e não havia telemóveis, o que havia era interesse em se ser alguém na vida.

A presença de telemóveis nas salas de aula, na minha opinião, tem impacto na aprendizagem. A proposta de retirar esses dispositivos pode ser vista sob duas óticas principais, uma potencial melhoria do foco e a possibilidade de redução da distração, porque a distração é um grave problema. Por um lado, a retirada dos telemóveis pode ajudar a criar um ambiente mais controlado ao estudo, a distração gerada por redes sociais pode interromper o fluxo de aprendizagem e diminuir a produtividade dos alunos. Estudos feitos indicam que a ausência de telemóveis pode levar a uma maior concentração e melhor desempenho académico, uma vez que os estudantes estão menos inclinados a se desviarem do conteúdo abordado.

Mas atenção que a questão não é tão simples como parece, dizia um professor com 30 anos no ativo que, para alunos com dificuldades de aprendizagem, os telemóveis podem ser ferramentas essenciais.

Eu discordo quando dizem que telemóveis e recursos digitais oferecem suporte personalizado e ajudam a nivelar os alunos com dificuldades, permitindo que esses alunos tenham acesso a materiais e estratégias que ajudam a certas necessidades específicas. Depois há aqueles estudantes que acham que o uso dos telemóveis pode aumentar sua motivação com o conteúdo escolar. Por um lado, até podia dizer que concordava se fossem usados de maneira adequada, de certa forma até podiam tornar o ensino mais dinâmico e interativo, mas não é isso que acontece e dificilmente será possível implementar essa regra a curto prazo. Deixou-se ir longe de mais o uso sem controle nenhum, hoje os alunos mandam nos professores, ou os governos criam lei com regras no seu uso ou no futuro as coisas vão ser muito difíceis, diferentes e descontroladas.

Por isso mesmo, depois de ouvir os especialistas, na minha opinião, a solução ideal pode não ser a retirada total dos telemóveis, mas sim a implementação de políticas equilibradas que devem integrar todo o tipo de dispositivos de forma controlada e orientada, de forma que se possa maximizar os seus benefícios e minimizar as distrações, ao mesmo tempo garantir que cada aluno tenha as ferramentas necessárias para alcançar seu potencial para o futuro.

E vocês? Concordam com restrições no uso dos telemóveis em todas as faixas etárias? Então coloque o seu de lado 3 dias por semana e veja se é capaz.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER