Augusto Bandeira

Afinal a culpa não era do Rui…

 

milenio stadium - rui moreira

 

As coisas estão mesmo mal. A continuar assim no final do ano está lá a presidente e os municípios socialistas, porque será?

As coisas não estão a correr muito bem para os lados da presidente da ANMP, Associação Nacional dos Municípios de Portugal, Luísa Salgueiro, depois de Moreira ter aprovado em assembleia municipal a saída do Porto. Depois do Orçamento de Estado ter sido aprovado, chegou ameaça da Póvoa de Varzim, da Trofa e de Pinhel: todos ameaçam levar uma proposta à assembleia para a saída da ANMP. As coisas assim não vão ficar por aqui, querer dar poder e transferir serviços sem transferir o essencial não funciona. A presidente vai lidar com um problema de insatisfação de muitas autarquias, muitas por vergonha e com respeito ao partido não vão falar, mas se fosse ao contrário havia uma guerra na rua e uma chuva de críticas. Segundo noticias recentes, há um descontentamento em relação ao pacote financeiro a ser transferido pela administração central para os municípios, que pode comprometer o términus do processo da descentralização, além das últimas três câmaras terem ameaçado com a saída. Coimbra está a aguardar o estudo de impacto orçamental, que foi pedido pela comunidade intermunicipal local, que abrange 18 municípios.

Luísa Salgueiro tem mesmo uma tarefa difícil, e não vai correr muito bem, ela já é acusada de ser uma cadeia de transmissão do PS, da forma como se tem subordinado ao governo. Isto era esperado, o António Costa prometeu o que vai ser muito impossível fazer. Foi a pandemia e depois veio a guerra fria, “invasão da Ucrânia pela Rússia”, tudo isto desacelerou o poder de compra. Portugal, como todos deviam de saber, é um país das maravilhas, são muitas promessas falsas, se fosse tão fácil nenhum de nós precisava de cá estar, depois de lá estarem e terem investido, pouco e pouco as coisas mudam, por exemplo, muito pouca gente sabe que os que vivem fora, como nós, pagam mais IMI e outras taxas, do que os que vivem no país, sem usar nem usufruir de nada servimos só para pagar, isto é a oferta que o atual governo nos dá.

Os líderes camarários queixam-se da falta de liderança da presidente da ANMP, e falta de coragem para defender com clareza os interesses dos municípios. Todos querem uma ANMP que saiba reclamar, que reivindique e decida e que saiba exigir do governo o bem em nome dos presidentes de Câmara porque eles não querem faltar às suas populações. Chama-se a isto um bom autarca, e a ANMP não deve olhar à cor partidária. Rui Moreira disse no seu comunicado, e muito bem, que quem está a liderar a ANMP deve fazer como no passado Fernando Ruas (PSD) e Mário de Almeida (PS) fizeram quando enfrentaram governos do seu próprio partido em defesa dos municípios, é isso que neste momento falta. Pior ainda temos um governo com maioria que só vai prejudicar muitos projetos nas localidades, esperemos para ver, mas o Costa prometer, sim prometeu, mas muitas das promessas já foram por água abaixo.

E não venham com paninhos quentes dizer que são os autarcas do PSD – não meus senhores, a insatisfação dos autarcas do PS é igual, e com muito mais desânimo, mas por detrás há uma grande pressão para não criticar e para não saírem da ANMP. Neste momento, só quem está como autarca e não sabe o que é defender a sua população é que concorda com as negociações, ou anda na política de lambe botas, a engraxar os sapatos do Costa. Numa das notícias do Expresso dizia que o presidente da Distrital do Porto do PS já tem ligado a autarcas do PSD. Esse mesmo senhor negou contactos e pressões, olhem só ao que certas coisas chegaram em tão pouco tempo de governo! Tudo pelo facto de haver uma maioria e pensar que “eu quero, posso e mando”. Já se nota que andam aflitos e nervosos porque nada vai correr como esperado. Para azedar as coisas para o lado do governo, temos o novo líder do PSD, Luís Montenegro, que foi um excelente líder parlamentar, que soube e sabe fazer oposição, e prometeu que vai fazer mesmo fora do Parlamento. E é isso que faz falta ou em pouco tempo temos novamente a “TROIKA” a bater à porta.

Ou o governo se prepara para negociar para o bem, com ajuste de verbas necessárias, ou as coisas tendem a piorar.
Bom fim de semana, e viva a semana de Portugal.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER