Augusto Bandeira

A realidade é que tudo podia ser evitado

E assim se entrega o bolo ao inimigo

Créditos: JN

Quando pessoas pensam em tirar partido com base em falsidades, as coisas nunca acabam bem.

Foi uma semana vergonhosa em todas as frentes e ninguém saiu a ganhar. Houve quem dissesse que o governo caiu como um estrondo e, sem dúvida, foi um estrondo e uma vergonha tanto a nível nacional, como internacional. Portugal saiu prejudicado e isso acontece quando se tem políticos sem gosto pelo país e que nada sabem fazer a não ser política. As coisas acabam sempre da pior forma.

Para quem não sabe, Luís Montenegro criou uma sociedade por quotas, cujos únicos sócios eram ele, a mulher e os filhos, esta empresa presta assessoria e responsabilidade empresarial. Quando foi eleito líder do PSD, deixou de ser gerente e cedeu a sua quota à mulher, segundo consta, é casado em comunhão de adquiridos e, de acordo com entendidos na matéria, esta cessão é considerada válida. No entanto, o Chega e o PS discordaram desta interpretação, a intenção era derrubar o governo.

Para muitos militantes do PS, a atitude do PNS (Pedro Nuno Santos) foi uma surpresa, demonstrando ganância, ódio e inveja pelo excelente trabalho que Montenegro tem feito. Enquanto isso, o PNS que não sabe fazer nada, apenas sabe ser um político fraco que foi demitido pelo próprio partido e enfrenta oposição interna, provocou o debate que se seguiu que foi uma fantochada e uma vergonha para a democracia. O governo tentou de tudo para evitar eleições, mas o PNS, que procura protagonismo, nada cedeu em prol do país.

É importante que todos compreendam a verdadeira razão para o país ir agora a eleições. Fernando Medina e José Luís Carneiro sentiram-se envergonhados, o que levou Fernando Medina a justificar o seu voto e, com a sua expressão de desiludido, afirmou que não se revê na direção de PNS nem no atual PS, acusando-os indiretamente de falta de interesse pelo país. 

No jornal Expresso pôde-se ler, Fernando Medina criticou publicamente aqueles que se aproveitaram politicamente do caso que envolveu o primeiro-ministro, não excluindo o PS dessa crítica. Disse ainda: “Ouvi muitas insinuações, calúnias e falsidades sem qualquer demonstração.” E continuou: “Vi tentativas de aproveitamento político contra o primeiro-ministro que não me pareceram próprias…”

Meus amigos, agora tirem as vossas conclusões deste desfecho que envergonhou Portugal. Repito o que disse na semana passada: a culpa cai nos dois, mas mais no PNS, um político sem capacidade de vir a ser primeiro-ministro.

O que pode acontecer agora? Ainda é cedo para prever. Durante a campanha, deverão surgir esclarecimentos da parte de Luís Montenegro, e muita coisa pode mudar, é possível que ele reforce a sua margem. Nas sondagens após o debate, Montenegro registou uma descida, mas continua na frente, este foi um “baldão de água quente” que saiu do pote durante o debate, quando tudo ainda estava muito “fresco”, saíram para a rua fazer sondagens.

Com a governação que se estava a fazer, só mesmo quem não quer ver é que não reconhece que não há melhor grupo para governar e dar continuidade ao projeto apresentado.

Quem vai sair a perder? Na minha opinião, está à vista de todos. O partido que pode sair mais prejudicado é o Chega, seguido da AD, embora esta última possa recuperar após algumas explicações claras e diretas. Quanto ao PS, que não cante vitória: apesar de ter registado um crescimento nas intenções de voto, esse crescimento é tímido. Basta apertar com PNS e ele perde o controlo, ofende, mente e ainda por cima não consegue justificar as dúvidas levantadas sobre o património do PM.

Para bom entendedor, fica claro que PNS sente inveja pelo que Montenegro conseguiu com suor próprio porque sabe fazer algo para além de ser político. PNS não vai conseguir apresentar um projeto alternativo e está longe de ser a salvação do nosso lindo Portugal. Estejam atentos às trapalhadas nos próximos dias.

Bom fim de semana!

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER