Augusto Bandeira

A maior traição da história de Portugal

 

traicao - milenio stadium (1)

 

Nunca se deve valorizar um fraco da mesma forma que se valoriza um bom.

O bom fica desmotivado e sem forças, e o fraco continua a ser fraco – quem fica a perder?

São coisas fundamentais que acontecem em qualquer atividade – seja desportiva, associativa ou outro tipo de cargo. Muitas vezes a falta de coragem ou o ego das pessoas passam a prejudicar muita coisa. Quando um líder ignora e fica com o seu orgulho em mostrar que ele é que sabe e é que decide, mais tarde ou mais cedo as coisas acabam sempre mal. Foi exatamente o que se passou com Portugal no Mundial: estava tudo em grande e com expetativas muito altas, até o tal comandante, que perdeu por ter sido ele a comandar o barco, ter entrado em conflito com o senhor que tem levado o nome de Portugal por todo o mundo. Na minha opinião, Portugal perde por não ter chegado mais longe pela teimosia do Fernando Santos. Já devia de ter sido substituído antes, já se vinha a notar que não tem capacidade de lidar com jovens, não sabe encorajar e que joga a medo. Só quer mostrar o seu ego e que ele é que manda, mas esquece-se que até para mandar e colocar as peças certas é preciso saber, e isso ele não soube. Mais uma vez, na minha opinião, errou ao não ter colocado o Ronaldo de início no último jogo da fase de grupos. Correu bem, mas a presença de um jogador como o Ronaldo mantém respeito e mesmo em baixa forma coloca sentido na equipa adversaria, ficam ali dois jogadores atentos ao movimento dele. O facto de ter deixado Ronaldo no banco nos jogos do bota fora pagou-se caro, quer a gente goste ou não. Aconteceu no jogo que Portugal é mandado para casa mais cedo, faltou ali um senhor a empurrar o resto, foi uma primeira parte com medo de partir ovos. Não merecíamos um desfecho assim triste, todos os atletas mereciam mais respeito e o Ronaldo é um deles. Foi a maior traição da história de Portugal. Fernando Santos gozou com os portugueses, porque com a qualidade de jogadores que Portugal tem era mesmo de apostar na ida à final. O fracasso do treinador deu uma facada a Cristiano Ronaldo. Vinda do próprio treinador não se aceita. Neste momento, este senhor não merece respeito dos amantes do futebol. Portugal saiu mais cedo por culpa do senhor F.S.

Sei que muitos não concordam com a minha opinião. Eu não sofro da bola, nem tampouco perco tempo da minha vida profissional para ver a bola, mesmo quando joga o meu clube que simpatizo, o Sporting Clube de Portugal, mas quando toca a hino nacional, calma aí, haja respeito – e este senhor Fernando Santos não respeitou a bandeira nacional. Esteve muito mal ao deixar o símbolo da nação no banco. Com a quantidade de bandeiras portuguesas que havia no Qatar e quando se lhes perguntava se conheciam o país, a resposta era: é o Cristiano Ronaldo. O F.S. não soube valorizar e respeitar a pessoa, valorizou outros e no fundo só criou problemas. O seu ego e arrogância só mostraram que foi um grande traidor com a seleção portuguesa e com Cristiano Ronaldo, mas mesmo assim o Ronaldo saía sempre em defesa do treinador. Aqui se vê o profissionalismo, mesmo desmotivado dava a cara, acreditem que os mais fracos vão continuar fracos, ali houve interesses. É nestas coisas que os bons líderes se veem, o saber valorizar e respeitar. Mas acontece em tudo, por isso é que o velho ditado diz para nunca se valorizar um fraco da mesma forma que se valoriza um bom. Aqui talvez tenha entrado o medo, no bom sentido, e foi parte da comunicação social que ajudou a este fim. Os tais treinadores de bancada que indiretamente pressionaram o F.S. a que deixasse o Ronaldo no banco. Pessoas com medo e falta de confiança não podem ser bons líderes, nem se devem deixar levar a troco de palmadinhas nas costas. Há que saber ver o sentido profissional e dar valor a quem merece, quer se goste ou não. Fernando Santos estragou a salada que se tinha preparado. Agora para 2026 há mais, se Portugal se qualificar.

Que ganhe o melhor, mas parece que tudo foi preparado para Argentina ser campeã do mundo, mas nessa seleção o treinador soube apostar no Messi em todos os jogos.

Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER