Augusto Bandeira

A importância dos jovens na política

O futuro só será possível com jovens bem formados

Sempre foi assim, e dificilmente mudará, a menos que se comecem a alterar as nossas atitudes e a forma como observamos a juventude. Caso contrário, o futuro vai continuar com os problemas do presente, com alguma frequência, porque parece ser mais fácil. Criticam-se os jovens por estarem excessivamente focados nas redes sociais, afastados das questões sociais e distantes da política. Em parte, essas críticas têm fundamento, mas não podemos generalizar, existem muitos jovens que procuram apenas protagonismo sem real interesse pelo trabalho, mas também há aqueles com coragem, determinação e qualidades que merecem reconhecimento e oportunidades.

A comunidade deve investir nesses jovens, orientá-los e incentivá-los para que possam dar continuidade ao trabalho político e social com qualidade. Por exemplo, em vez de apenas apontarmos falhas, devemos reconhecer os esforços e oferecer suporte, é essencial que mudemos a mentalidade, proporcionar mais oportunidades para que possamos construir um futuro mais promissor e de maior qualidade, o futuro só será possível com jovens bem preparados, que saibam ouvir e se envolvam de forma genuína nas questões de importância para a sociedade.

Na política, por exemplo, fala-se muito sobre a falta de envolvimento da juventude. No entanto, quantas vezes se pensou em organizar debates, encontros ou tertúlias para incentivar os jovens a participar ativamente? A construção de uma sociedade mais competitiva depende de iniciativas que promovam o diálogo, se não houver certos tipos de incentivo, podemos seguir para um futuro onde cada vez menos pessoas estarão interessadas em se envolver em causas coletivas.

Felizmente, parece que vamos ter representantes portugueses a concorrer nas próximas eleições provinciais, jovens com coragem são candidatos, e só por isso é motivo para se comemorar, no entanto, muitos deles não tiveram a oportunidade de aprender diretamente com os que já estão no ativo, a experiência é fundamental para compreender a dinâmica política e atuar com mais assertividade, mas que venham mais jovens dispostos a lutar pelos seus ideais. 

Agora, cabe à comunidade fazer sua parte, sair de casa, votar e incentivar os outros a fazerem o mesmo, cada voto conta, e com ele se ganha ou se perde. A comunidade portuguesa precisa de sangue novo na política, de vozes ativas que defendam os nossos interesses, se não nos mobilizarmos, corremos o risco de perder espaço para outros grupos que crescem rapidamente. 

Os futuros políticos devem manter-se firmes, aprender com cada experiência e nunca desistir, se não for desta vez, que tentem novamente, a persistência é essencial para alcançar o sucesso.

Parabéns aos candidatos. Que mais jovens se inspirem a participar e se envolver.

Bom fim de semana!

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER