Aida Batista

ONÉSIMO: O homem que sabe multiplicar o tempo

O meu pai diz que Fevereiro é o mês mais difícil.É quando tem menos dias para cumprir os prazos. Eu tenho pena deste mês.Ninguém tem culpa de nascer pequeno.

Afonso Cruz, O livro do ano.

No nosso calendário coletivo estão averbadas as festas móveis como o Carnaval, a Páscoa ou o

Se levássemos esta epigrafe à letra, diria que sim, que fevereiro é o mês em que tem menos dias para cumprir prazos. Quanto a ter pena pelo facto de ser o mais pequeno, direi que tal como “os homens não se medem aos palmos”, também os meses não se medem pelo número de dias que os habitam. Somos nós quem define o tamanho de cada mês, em função do valor subjetivo que a cada um deles atribuímos.

No meu caso, por exemplo, fevereiro é e será sempre um mês infinitamente grande, porque, de há 26 anos para cá, é durante o curso final dos dias que lhe minguam que se realiza na Póvoa de Varzim o maior evento literário do país – as Correntes d’Escritas. 

Créditos: DR.

No dia de abertura do evento, que ocorreu no passado dia 19, é distribuída uma revista que homenageia uma figura maior do meio literário de expressão ibérica. Este ano foi a vez de ser contemplado o Professor Onésimo Teotónio Almeida, catedrático emérito da Brown University, figura bem conhecida da diáspora canadiana. Por isso, não carece de qualquer outra apresentação, tal foi o número de vezes que aí se deslocou para, como convidado, participar em variadíssimas iniciativas organizadas, quer pelos meios académicos, quer pelas diferentes associações ou organismos que sempre se sentiram honrados com a sua presença.

O conteúdo da revista, ilustrado com algumas fotografias a preto e branco é o resultado de testemunhos de trinta amigos que lhe quiseram deixar palavras de manifesto apreço, estima e admiração. É óbvio para todos os que o conhecem que trinta depoimentos é um universo demasiado restrito, limitado pelo número de páginas que qualquer revista impõe. Se todos aqueles que o estimam o tivessem podido fazer, todas as revistas até hoje publicadas seriam insuficientes para abarcar os textos que, nessa circunstância, haveriam de surgir.

Depois de ler os depoimentos, entre as muitas qualidades que caraterizam o homenageado (sem levar em linha de conta as do académico e intelectual brilhante, sobejamente reconhecidas) há as que se destacam do rol das enunciadas para definir o homem – generoso, simples e bem-humorado. 

Esta última é transversal a todos os textos, pois todos sabemos como Onésimo é um exímio contador de histórias, sejam elas anedotas ou os mais variados e hilariantes episódios captados da vida real. Como ele próprio confessa: “Não tenho imaginação capaz de inventar histórias mais interessantes dos que as que vejo acontecer”. E acontecem tantos!

A simplicidade é bem patente na forma como se aproxima e deixa que todos se aproximem dele, deixando cair os títulos e honrarias a fim de que seja meio caminho andado para o tuteamento. 

No que à generosidade diz respeito, creio que muitos serão aqueles que poderão testemunhar o quanto Onésimo mudou as suas vidas, por lhes ter aberto as portas a uma série de oportunidades que, sem ele, talvez nunca tivessem acontecido. Poderia falar de mim e dizer que lhe devo a fortuna de ter começado a publicar, mas disso dei já conta, por mais do que uma vez, em páginas deste jornal.  Por isso, destaco o testemunho do poeta imigrante José Alberto Postiga: “Dois desconhecidos tropeçam numa palavra e caem nas vidas um do outro. […] Ouviste-me como poucos me tinham ouvido. Interessaste-te. Quiseste saber mais. Fazer parte. Deste-me a mão e nunca mais me largaste. E isso diz muito sobre quem és.”

Foi assim com José Alberto Postiga e assim será com todos quantos tiverem o privilégio de se cruzar com Onésimo, o amigo fiel que tem o dom de multiplicar o tempo para poder chegar a todos.

Aida Batista/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER