Adriana MarquesSaúde & Bem-estar

Coelhinho? Esqueceste-te do “pneuzinho”…

 

A Páscoa traz consigo um dia de celebração em família – para muitos, um reencontro há muito esperado. E, como em qualquer boa celebração, há sempre uma mesa bem recheada para acompanhar o momento. E se enquanto estamos distraídos, mergulhados no momento feliz que estamos a viver junto daqueles que mais amamos, comer ou beber “mais um bocadinho daquilo” não parece má ideia… o caso muda completamente de figura no dia seguinte. Com ele chega o peso na consciência… e a sensação de enfartamento, inchaço e algumas vezes (quando realmente abusamos) indigestão. É claro que se existem alturas para sairmos da dieta – ou do nosso tipo de alimentação habitual – a Páscoa é com certeza uma delas – convenhamos que também não é fácil olhar para ovos, pratos e outros doces típicos desta data e conseguir dizer não!

Mas se se têm sentido um pouco culpados pelos “pecados” cometidos, este artigo é para vocês. Primeiro porque o exercício físico é sempre uma boa opção para nos levantar o astral e deixar-nos com outra disposição.
E depois porque vos vai ajudar a queimar as calorias extra!

Para esse efeito, o ideal será optarem por um treino de de alta intensidade – é claro que também podem continuar com os treinos aeróbicos, como a caminhada ou a bicicleta, se eles vos fazem sentir bem, mas para este propósito em concreto não serão tão eficientes.

Ao contrário destes, os treinos de alta intensidade têm a capacidade de fazer com que o nosso corpo continue a queimar gordura mesmo depois do fim dos mesmos.

Hoje trago-vos um exemplo deste tipo de treino, que tem a duração total de 11 minutos e que pode ser feito no conforto do vosso lar.

Não necessitarão de qualquer tipo de equipamento, a não ser um tapete ou toalha, caso se sintam mais confortáveis. Ah, e é claro: não se esqueçam da água para se irem hidratando ao longo do exercício!
A sequência de exercícios deste treino dura cerca de 4 minutos e meio: no fim é necessário descansar por 1 minuto.

Depois disso respirem fundo… e repitam tudo! Podem fazer este treino várias vezes por semana, mas sempre ouvindo e respeitando o vosso corpo, ritmo e resistência.

Afinal, este é um circuito de treino de nível avançado, não se espantem se não conseguirem fazer tudo: com calma e rigor chegarão lá!

Burpee adaptado – 40 segundos
Coloquem-se em posição de prancha e mantenham-na. Juntem os pés atrás e, num impulso, abram as pernas para frente, colocando-as à altura do ombro. (Veja a imagem acima)

Salto unilateral – 40 segundos
Em pé, saltem e levem um joelho para frente, dobrando-o a 90º, e flexionem o outro em direção ao chão. Repitam o movimento para o outro lado.

Mountain Climbers – 40 segundos
Para este exercício terão que se colocar posição de prancha, flexionando os joelhos e fazendo o movimento como se estivessem a correr… mas sem tirar as mãos do chão.

Abdominal infra – 40 segundos
Deitem-se no chão e mantenham sempre as pernas esticadas. Levantem-nas até ficarem em linha com a anca e de seguida baixem-nas até onde conseguirem, sem que sintam dor nas costas e contraindo sempre o abdominal.

Prancha alternada mão e pé – 40 segundos
Novamente em posição de prancha, levem a mão direita à perna esquerda e repitam este movimento durante 20 segundos. Depois, mudem para a mão esquerda na perna direita e façam-no por mais 20 segundos.

Agachamento isométrico – 40 segundos
Tudo o que precisam fazer é agachar, mantendo os joelhos flexionados a 90º, e permanecer nessa posição até terminar o tempo. Parece fácil… mas é um exercício desafiante!

Corrida no lugar – 40 segundos
Como o próprio nome indica: corram, sem sair do lugar! Podem não levantar muito as pernas e fazer um movimento rápido, ou se quiserem um desafio maior podem optar por elevar os joelhos, um de cada vez.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER