MundoBlog

UE aprova primeiras sanções por violação de direitos das mulheres

SYRIA-CONFLICT-KURDS-IS
Syrian Kurdish Asayish security forces stand guard outside a house during a raid against suspected Islamic State group fighters in Raqa, the jihadist group’s former defacto capital in Syria, on January 29, 2023. – After the jihadists lost their last scraps of territory following a military onslaught backed by the coalition in March 2019, IS remnants in Syria mostly retreated into desert hideouts in the country’s east. They have since used such hideouts to ambush Kurdish-led forces and Syrian government troops while continuing to mount attacks in Iraq. (Photo by Delil SOULEIMAN / AFP)

 

A União Europeia (UE) aprovou esta terça-feira os primeiras sanções a seis pessoas e três entidades por violações dos direitos das mulheres e violência sexual, segundo o documento a que a Lusa teve acesso.

A lista inclui os ministros talibã do Afeganistão do ensino superior e da moralidade, três responsáveis russos pela polícia e forças armadas, dois responsáveis por milícias no Sudão do Sul, um vice-ministro birmanês, que veem os seus bens na UE congelados e ficam impedidos de viajar para o espaço comunitário.

A prisão feminina de Qarshak, no Irão, a Guarda Republicana síria e o Gabinete do Chefe de Assuntos de Segurança Militar da Birmânia (Myanmar) são as primeiras entidades a contar da lista de sanções e às quais as empresas da UE não poderão prestar serviços.

O Conselho da UE realça, no documento, que “combater e eliminar quaisquer formas de violência contra mulheres requer políticas coordenadas a todos níveis relevantes e uma abordagem abrangente”.

O uso estratégico de medidas restritivas, consideram os Estados-membros, “reforça esta abordagem, aumentando a pressão para prevenir novas violações e abusos” e insere-se no regime de medidas restritivas a violação dos direitos humanos.

O regulamento, adotado em vésperas do Dia Internacional da Mulher, entra em vigor após publicação no Jornal Oficial da UE.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER