
O primeiro-ministro português, António Costa, desloca-se este sábado à Ucrânia, para reunir com o presidente Volodymy Zelensky. Entretanto, a Rússia cumpriu a ameaça e anunciou a suspensão do financiamento de gás à Ucrânia, em retaliação ao pedido de adesão à NATO.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reuniu com o primeiro-ministro português, António Costa, e descreveu a reunião como “importante e significativa”. Os líderes discutiram “mais assistência à defesa, o sexto pacote de sanções contra a Rússia, o julgamento de criminosos de guerra, a integração europeia e a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra. Obrigado amigo Portugal pelo vosso apoio!”, escreveu Zelensky no Telegram.
Costa disse que Portugal está “inequivocamente” com a Ucrânia e está “comprometido em aprofundar ainda mais o nosso apoio humanitário, financeiro e militar”.
Costa assina em Kiev acordo para apoio financeiro de 250 milhões
O primeiro-ministro, António Costa, assinou, no final de uma reunião com o seu homólogo ucraniano, Denys Shmyhal, um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.
António Costa esteve reunido com o primeiro-ministro ucraniano, depois de ter sido recebido pelo chefe de Estado, Volodymyr Zelensky, com quem também deu uma conferência de imprensa conjunta, e antes de visitar a embaixada de Portugal em Kiev.
“No encontro com Denys Shmyhal, António Costa anunciou que Portugal irá conceder um apoio financeiro de 250 milhões de euros à Ucrânia, “respondendo ao pedido do governo ucraniano”. “Formalizámos este importante compromisso através da assinatura de um acordo de cooperação financeira”, referiu o líder do executivo português.
Costa afirma que Portugal vai dar apoio técnico a Kiev para aderir à União Europeia
O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal vai dar apoio técnico à Ucrânia para o seu processo de adesão à União Europeia e salientou que a opção europeia de Kiev deve ser acolhida “de braços abertos”.
Esta colaboração entre os dois países foi anunciada por António Costa numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, depois de uma reunião entre ambos que demorou mais de uma hora.
O líder do executivo português adiantou que, para desenvolver esse programa de cooperação, em junho, estará em Lisboa o chefe de gabinete adjunto do Presidente Volodymyr Zelensky.
Portugal disponível para reconstruir escolas ou uma zona territorial
O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia ou patrocinar a reconstrução de uma zona territorial a indicar pelas autoridades ucranianas.
António Costa falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, depois de uma reunião entre ambos que demorou mais de uma hora.
Redes Sociais - Comentários