MundoBlog

Tribunal Penal Internacional emite mandado de detenção contra Putin

RUSSIA-POLITICS
Russian President Vladimir Putin attends an expanded board meeting of the Russian Prosecutor General’s Office in Moscow on March 15, 2023. (Photo by Pavel BEDNYAKOV / SPUTNIK / AFP)

 

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, esta sexta-feira, um mandado de detenção contra o presidente russo, acusando-o de ser responsável por crimes de guerra, pelo alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia. Kiev aplaude, Moscovo ridiculariza.

O tribunal imputa a Vladimir Putin crimes de guerra cometidos “em território ucraniano ocupado pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022”, alegando existirem “motivos razoáveis para acreditar” que o presidente russo falhou “em exercer o controlo adequado sobre os subordinados civis ou militares que cometeram esses atos”, relacionados com a deportação ilegal de crianças.

Além de Putin, também foi emitido um mandado de detenção para Maria ​​​​​​​Alekseyevna Lvova-Belova, comissária da presidência russa para os direitos das crianças.

O comunicado acrescenta que os mandados são sigilosos, “para proteger vítimas e testemunhas”, bem como para salvaguardar o normal desenvolvimento das investigações.
“A decisão do Tribunal Penal Internacional não faz sentido para o nosso país, mesmo do ponto de vista jurídico”, reagiu a diplomacia russa, numa mensagem publicada no Telegram, indicando tratar-se de um “ato insignificante”. “A Rússia não pertence ao Estatuto de Roma e não tem obrigações perante ele”, lembrou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, referindo-se ao facto de Moscovo nunca ter ratificado o tratado.
Por outro lado, a presidência ucraniana saudou este mandado de detenção contra o Presidente russo, assinalando o início de um processo de condenação de Putin. “Isto é apenas o início”, disse o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrii Iermak, referindo-se a este anúncio como uma “decisão histórica”.
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, elogiou a postura do TPI, dizendo que “as rodas da Justiça estão a girar”, acrescentando que está certo de que os “criminosos internacionais serão responsabilizados pelo roubo de crianças e outros crimes internacionais”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER