Mundo

Senado aprova artigo 155 e suspende autonomia da Catalunha

Artigo 155 da Constituição espanhola permite ao governo de Madrid assumir o controlo dos poderes autonómicos da Catalunha

O Senado aprovou esta sexta-feira a aplicação do artigo 155 com 214 votos a favor, 47 votos contra e uma abstenção. José Montilla, ex-presidente da Generalitat saiu da sala antes da votação do artigo que permite ao governo de Madrid assumir o controlo dos poderes autonómicos na Catalunha.

A autorização do Senado para aplicar o artigo 155 será publicada ainda hoje no Boletim Oficial do Estado – o equivalente espanhol ao Diário da República em Portugal.

Durante a manhã, o líder do governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu ao Senado autorização para destituir o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, e todo o seu governo, considerando que “não há alternativa” à aplicação do artigo 155.º.

O presidente do Governo pediu “a destituição do presidente da Generalitat (governo regional), do vice-presidente e dos conselheiros” (ministros do governo regional), sob os aplausos dos senadores, na maioria membros do seu partido (Partido Popular).

No seu discurso, Rajoy responsabilizou Puigdemont pela ativação do artigo 155.º da Constituição, dizendo que “ele e só ele” é culpado.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER