Mundo

Regulador europeu aprova utilização de vacinas anticovid a partir dos seis meses

vacinas-covid-milenio-stadium
(FILES) In this file photo taken on January 18, 2021 a nurse prepares a syringe for an injection of a Covid-19 vaccine at a vaccination centre in Vesoul, eastern France, amid the crisis linked with the Covid-19 pandemic caused by the novel coronavirus. – Health Minister François Braun announced on July 22, 2022 that the government was following the advice of scientific authorities, who are opposed to reinstating unvaccinated Covid-19 caregivers in French health facilities. (Photo by SEBASTIEN BOZON / AFP)

 

O regulador europeu deu esta quarta-feira “luz verde” à utilização a partir dos seis meses das vacinas anticovid da Pfizer e da Moderna, que se tornam as primeiras autorizadas para os menores de cinco anos na União Europeia.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou “a utilização nas crianças de seis meses a quatro anos da (vacina) Comirnaty”, da Pfizer, e da “Spikevax”, da Moderna, “nas crianças entre os seis meses e os cinco anos”, indica um comunicado do regulador europeu.

As doses das duas vacinas para estas faixas etárias mais jovens serão mais fracas, explica a nota da EMA, adiantando que a Comirnaty pode ser administrada na vacinação primária em três doses e a Spikevax em duas doses.

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA concluiu que “os benefícios” daquelas vacinas “superam os riscos”, adiantando que os efeitos secundários são geralmente ligeiros ou moderados e de curta duração.

A EMA também recomendou a utilização de uma vacina adaptada da Moderna dirigida às sub-linhagens da variante Omicron BA.4 e BA.5, além da estirpe original do SARS-CoV-2, por adultos e crianças a partir dos 12 anos com vacinação primária contra a covid-19.

A Omicron e as suas sub-linhagens foram dominantes ao longo do corrente ano, substituindo rapidamente as variantes precedentes Alpha e Delta.

As recomendações do CHMP serão agora transmitidas à Comissão Europeia, que tomará as decisões finais a aplicar em todos os Estados-membros da UE, precisa a nota.

A EMA alertou no mês passado que a pandemia de covid-19 continua e exortou os países a criarem programas de reforço de vacinas antes do inverno.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER