Primeiro-ministro de Espanha anuncia eleições antecipadas para 23 de julho
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, anunciou, esta segunda-feira, a dissolução do parlamento e a antecipação das eleições legislativas nacionais para 23 de julho, na sequência da derrota dos socialistas, que lidera, nas regionais e municipais de domingo.
“Assumo pessoalmente os resultados e creio que é necessário dar uma resposta”, disse Pedro Sánchez. “O melhor é serem os espanhóis a tomar a palavra e a definir o rumo político do país”, acrescentou o primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, vergado pela vitória da direita nas eleições locais e regionais em Espanha, no domingo.
“Muitos presidentes com gestões impecáveis perderam o lugar. Tudo isto aconselha uma clarificação por parte dos espanhóis das forças políticas que devem liderar esta fase”, disse Pedro Sánchez, numa breve comunicação. Esta segunda-feira à tarde, está marcado um Conselho de Ministros extraordinário para dar forma jurídica à decisão do primeiro-ministro espanhol, que antecipa em cerca de seis meses as eleições legislativas espanholas, após a vitória do Partido Popular (PP) nas eleições locais e regionais, que em muitos casos vai precisar da extrema-direita (Vox) para formar governos.
Redes Sociais - Comentários