Presos nas nuvens. Astronautas da Starliner podem só regressar à Terra em 2025
Os dois tripulantes da primeira missão tripulada da cápsula Starliner da Boeing à Estação Espacial Internacional, que durou uma semana, podem não regressar à Terra até 2025.
Os astronautas da NASA Barry Wilmore e Sunita Williams estão no complexo orbital desde 6 de junho. Depois de descolar do centro espacial de Cabo Canaveral, na Florida, a nave só conseguiu atracar numa segunda tentativa devido a problemas no motor. Além disso, a nave sofreu uma fuga de hélio.
Atualmente, estão a ser discutidas duas opções para o regresso dos astronautas à Terra, explicou a NASA numa comunicação. A primeira opção passa pelo regresso do casal no Starliner. No entanto, a nave espacial precisaria de ser reparada primeiro. A outra opção é retirar dois dos quatro astronautas da missão SpaceX Crew 9, com lançamento previsto para setembro, para permitir a Wilmore e Williams regressar à Terra com essa equipa em fevereiro de 2025.
A decisão final sobre quando e como a dupla regressará será tomada assim que a NASA concluir uma revisão de prontidão de voo de alto nível, disse a agência.
A Starliner é uma nave espacial parcialmente reutilizável que consiste numa cápsula tripulante com cerca de três metros de altura e um módulo de serviço. Ao contrário do veículo Crew Dragon da empresa SpaceX de Elon Musk, não aterra na água, mas sim em terra firme.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários