Mundo

Presidente do Conselho Europeu diz que clima é prioridade número um na Europa

As alterações climáticas e o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050 são a prioridade número um da cimeira europeia que começa esta quinta-feira em Bruxelas, disse à imprensa o novo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

“As alterações climáticas são a prioridade número um para a reunião desta quinta-feira à tarde. Espero que tenhamos um acordo. A neutralidade climática é um objetivo muito importante e um poderoso sinal para o futuro da Europa”, disse o político belga à chegada à reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE).

A neutralidade climática implica “investir de forma maciça” em investigação, inovação e “novos processos” e deve ter em conta o impacto social e a situação de que parte cada país.

Sobre a discussão do orçamento da UE para 2021-2027, Michel afirmou que os líderes europeus vão ter de encontrar o equilíbrio entre políticas clássicas, como a coesão ou agricultura, e políticas novas, como as migrações, alterações climáticas e inovação.

Charles Michel disse ter mantido “muitos encontros bilaterais nas últimas semanas” sobre o quadro financeiro plurianual da União e frisou que a discussão deve ser sobre “o nível de ambição” do orçamento.

Os líderes europeus vão tentar definir esta quinta-feira 2050 como data-limite para atingir a neutralidade climática, o ponto em que as emissões de gases com efeito de estufa sejam equivalentes à capacidade de absorção de dióxido de carbono.

Polónia, Hungria e República Checa, fortemente dependentes de combustíveis fósseis, opõem-se.

Jornal de Notícias

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER