Mundo

Obama entra na campanha dos democratas para as intercalares

obama - milenio stadium

 

O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Barack Obama demonstrou hoje o seu apoio aos democratas nas eleições intercalares norte-americanas, com a divulgação de um vídeo em que defendeu estarem em causa os “direitos fundamentais”.

“Os nossos direitos fundamentais estão em jogo, especialmente os direitos reprodutivos das mulheres”, disse Obama num vídeo divulgado na rede social Twitter.

No final de junho, o Supremo Tribunal dos EUA, de maioria conservadora, reverteu a decisão que fazia jurisprudência sobre a proteção ao aborto a nível federal, permitindo aos governos estaduais estabelecer as suas próprias regras.

“Agora, os republicanos extremistas estão a mexer-se para proibir o aborto em todo o país. A boa notícia é que temos o poder de moldar um futuro diferente”, disse Obama, pedindo aos eleitores para, no dia 08 de novembro, elegerem os candidatos democratas ao Congresso norte-americano, de forma a proteger esse direito.

Atualmente, os democratas têm uma ligeira maioria no Senado (câmara alta) e na Câmara dos Representantes (câmara baixa).

As mais recentes sondagens indicam que o Partido Democrata tem uma forte probabilidade de manter o controlo do Senado, mas deve perder a câmara baixa do Congresso.

“Não deixem de ir votar nestas eleições”, acrescentou o ex-presidente, que já exerceu o seu direito de voto, antecipadamente, em Chicago, na segunda-feira, juntamente com a ex-primeira-dama, Michelle Obama.

Barack Obama tem previstas participações em vários eventos de campanha de candidatos democratas, na Geórgia, Michigan e Wisconsin.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER