MundoBlog

No Brasil há idosos que recebem “dose de ar” ao invés da vacina

Burla

Brasil há idosos que recebem dose de ar-brasil-mileniostadium
Crédito: Milénio Stadium

A internet está a ser usada para divulgar imagens de burlas na vacinação de idosos, no Brasil. Foram identificados casos em que enfermeiros tentam enganar os pacientes ao administrar a vacina contra a covid-19, mas são apanhados pelos familiares que acompanham o processo e que registaram o momento em que os profissionais de saúde inserem a agulha. O problema é que alguns não injetam o líquido ou a seringa está vazia – esta ação está a ser designada de “dose de ar”.

Segundo a imprensa local, o objetivo destes profissionais de saúde seria guardar a dose para injetar em familiares ou amigos.

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, uma idosa de 94 anos foi filmada a ser picada pela a agulha, mas as imagens de vídeo mostram que a seringa se encontrava vazia na fase de aplicação. Contudo, o familiar que acompanhava a paciente sugeriu que a enfermeira realizasse a troca da seringa e, ao dirigir-se à idosa já com uma nova, constata que esta segunda seringa também estava sem dose. A técnica foi afastada do cargo e já identificada.

Em diferentes cidades do Brasil, aconteceram situações semelhantes, como é o caso de pacientes em Goiânia e Niterói, onde também foram filmados alguns momentos da vacinação. Os vídeos atingiram grandes proporções e rapidamente se expandiram pela Internet.

• Leia também: Mais de 100 milhões de doses de vacinas administradas em todo o mundo. (Fev. 2021)

Face à repercussão do caso, as autoridades propõem que os pacientes interpelem os profissionais de saúde que estão a realizar a vacinação e em algumas zonas do Brasil é obrigatório mostrar o frasco da vacina. Após a aplicação, a seringa tem de estar vazia, para garantir que a situação não volte a acontecer.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER