Mundo

NATO coloca sistema de radares de vigilância aérea na Roménia

BELGIUM-EU-NATO-DEFENCE-POLITICS
NATO’s Secretary General Jens Stoltenberg (C) gives a press conference after signing a joint declaration of cooperation between EU and NATO in Brussels on January 10, 2023. – The two Brussels-based organisations have been looking to improve coordination for years, despite fears in some quarters that efforts to bolster the EU’s role in defence could undermine the US-led alliance. The statement says the bodies “play complementary, coherent and mutually reinforcing roles in supporting international peace” and pledged to “further mobilise” their political, economic and military strength. (Photo by John THYS / AFP)

 

A NATO anunciou o destacamento para a Roménia de aeronaves equipadas com sistemas de alerta e controlo aerotransportados (AWACS), radares de alta capacidade, em resposta à agressão russa contra a Ucrânia.

Em comunicado, a Aliança anunciou que o destacamento entrará em vigor na próxima semana e visa reforçar a sua presença na região, bem como monitorizar a atividade militar russa, em plena escalada do conflito na Ucrânia.

Estes radares de alta tecnologia são montados na fuselagem de um Boeing E3 e fornecem vigilância aérea, comando e controlo, gestão do campo de batalha e comunicações, sendo equipamentos de longo alcance com sensores passivos capazes de detetar contactos aéreos e de superfície a grandes distâncias.

“Os nosso AWACS pode detetar aeronaves a centenas de quilómetros de distância, sendo um recurso essencial para a posição de defesa e dissuasão da NATO. Agradeço à Roménia por acolher estas aeronaves que dão uma grande contribuição para as nossas capacidades de alerta precoce”, escreveu a porta-voz da Aliança Oana Lungescu.

No comunicado, a NATO associa esta medida à agressão militar russa na Ucrânia, insistindo que a decisão vai ao encontro da firmeza da organização em “proteger e defender cada centímetro de território aliado”.

A NATO explica que o sistema de AWACS iniciará tarefas de reconhecimento nos próximos dias, inicialmente apenas em território aliado.

Este destacamento implicará a colocação de 180 militares na Roménia para acompanhar o trabalho destes meios de vigilância aérea.

Estas aeronaves, 14 no total, estão localizadas, para já, na base aérea de Geilenkirchen, na Alemanha, constituindo um dos poucos meios militares pertencentes à NATO e operados pela própria organização, já que na maioria das missões a organização serve-se de meios militares dos países aliados.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER