
O Reino Unido foi o primeiro país ocidental a iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19. Os primeiros grupos que vão receber a vacina serão as pessoas mais vulneráveis e com mais de 80 anos, bem como os funcionários de lares e residências seniores e do serviço de saúde público britânico (NHS, na sigla em inglês).
Margaret Keenan, de 90 anos, tornou-se a primeira pessoa a receber uma dose da vacina Pfizer/BioNTech. A britânica fará 91 anos na próxima semana e disse que este foi o “melhor presente de aniversário antecipado”.
As especificidades da vacina Pfizer/BioNTech, que necessita de uma conservação a 70 graus negativos, representam um desafio logístico, salientaram as autoridades de saúde britânicas, que indicaram que as doses têm de ser transportadas por uma empresa especializada e que o respetivo descongelamento demora várias horas.
O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, o que permite proteger 20 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina se administra com duas doses. Numa primeira fase, estarão disponíveis 800 mil doses no Reino Unido.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários