Mundo

Ministra britânica demite-se por causa de encontros secretos com israelitas

Patel, de 45 anos, foi copresidente dos Conservadores Amigos de Israel

A ministra britânica Priti Patel demitiu-se do cargo por causa da polémica sobre as suas reuniões secretas em Israel. Na demissão, Patel pede desculpa pelas suas ações, que admite não terem respeitado “os padrões de transparência e abertura” exigidos.

A ministra para o Desenvolvimento Internacional encontrou-se 12 vezes com responsáveis israelitas, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, durante as suas férias em agosto, sem informar o governo britânico. Nenhum outro responsável britânico assistiu às reuniões, na maioria das quais Patel esteve acompanhada por Stuart Polak, o presidente honorário de um grupo de ‘lobby’ pró-Israel, os Conservadores Amigos de Israel.

Aliás, Patel, de 45 anos e deputada conservadora pela circunscrição de Witham (sul de Inglaterra) desde 2010, foi copresidente dos Conservadores Amigos de Israel.

A ministra estava em viagem oficial quando foi chamada por Theresa May a Downing Street para dar explicações sobre as reuniões, que não tiveram caracter oficial, e acabou por apresentar a demissão. Esta é a segunda saída do governo conservador numa semana, após a demissão do ministro da Defesa Michael Fallon devido a alegações de abuso sexual.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER