Mundo

Líderes britânicos já votaram, eleitores enfrentam filas para votar

Os líderes dos principais partidos britânicos já votaram nas eleições desta quinta-feira, consideradas “as mais importantes numa geração”, enquanto eleitores anónimos partilham no Twitter imagens de filas para votar como dizem nunca ter visto antes.

O primeiro-ministro e candidato do Partido Conservador, Boris Johnson, foi o primeiro dos líderes a votar, tendo chegado à mesa de voto em Westminster, Londres, acompanhado do seu cão, cerca das 8.15 horas.

Os primeiros-ministros costumam votar em si próprios no círculo eleitoral que representam, mas Boris Johnson optou por votar na circunscrição de Cities of London and Westminster, onde fica a residência oficial, Downing Street, e não em Uxbridge and South Ruislip, no oeste de Londres, onde é candidato.

O círculo onde Johnson votou esta quinta-feira é dominado pelos Conservadores há décadas, mas na última eleição os ‘Tories’ tiveram uma maioria de apenas 3148 votos, pelo que é considerado um círculo ‘marginal’, ou seja, onde há risco de mudança.

Além disso, o partido enfrenta a concorrência do antigo deputado trabalhista Chuka Umunna, que abandonou o ‘Labour’ este ano para se juntar a outros deputados pró-europeístas no grupo ‘Change UK’ e acabou por se filiar os Liberais Democratas, partido pelo qual concorre esta quinta-feira.

Na circunscrição onde concorre, Johnson enfrenta uma forte campanha que apela ao voto útil para lhe retirar o lugar.

O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, votou na sua circunscrição de Islington, no norte de Londres, onde foi recebido por um pequeno grupo de apoiantes e também por uma mulher manifestante vestida como a personagem Elmo, da Rua Sésamo, que foi impedida pelos seguranças de se aproximar do candidato quando entrava na assembleia de voto.

Perante a agitação, Corbyn pediu então aos envolvidos no incidente: “Podemos parar com as discussões, por favor?”

A líder dos Liberais Democratas, Jo Swinson, votou na sua cidade de Glasgow, na Escócia, assim como a líder do Partido Nacionalista Escocês, Nicola Sturgeon.

A Escócia foi já hoje palco de um incidente, tendo a polícia provocado uma explosão controlada de um objeto suspeito junto a uma mesa de voto em North Lanarkshire e detido um homem de 48 anos no âmbito do mesmo caso.

A polícia garantiu que a explosão tinha sido provocada por precaução e afirmou que a investigação continua.

Entretanto no Twitter sucedem-se fotografias e relatos de longas filas para votar em algumas assembleias de voto em cidades como Londres ou Manchester.

Jornal de Notícias

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER