Mundo

Helicóptero da NASA que foi a Marte “ligou para casa” depois de 63 dias em silêncio

nasa - milenio stadium

 

A NASA restabeleceu o contacto com o intrépido helicóptero “Ingenuity Mars Helicopter”, após mais de dois meses de silêncio do aparelho, disse a agência espacial, na sexta-feira.

O minihelicóptero, que apanhou boleia para o Planeta Vermelho com o veiculo de exploração espacial Perseverance no início de 2021, já sobreviveu muito para além da sua missão inicial de 30 dias, que tinha como objetivo provar a viabilidade da sua tecnologia, em cinco voos teste.

Desde então, o aparelho foi utilizado dezenas de vezes, atuando como um batedor aéreo para ajudar o seu “companheiro de rodas” na procura de sinais de vida microbiana com milhares de milhões de anos, quando Marte era muito mais húmido e quente do que é hoje em dia.

O 52.º voo do Ingenuity aconteceu a 26 de abril, mas os controladores da missão, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), na Califórnia, perderam o contacto quando a sonda desceu à superfície.

A perda de comunicações era esperada, porque uma colina se interpôs entre o Ingenuity e o Perseverance, que atua como retransmissor entre o drone e a Terra.

No entanto, “este foi o maior periodo de tempo que passámos sem ter notícias do Ingenuity até agora na missão”, disse à AFP Joshua Anderson, chefe da equipa do Ingenuity no JPL.

“O Ingenuity foi concebido para tomar conta de si próprio quando ocorrem falhas de comunicação como esta, mas mesmo assim sentimos uma sensação de alívio por finalmente termos tido notícias.”
Até agora, os dados indicam que o helicóptero está em bom estado. Se os outros testes de saúde se revelarem normais, o Ingenuity estará pronto para o seu próximo voo, para oeste, em direção a um afloramento rochoso que a equipa do Perseverance está interessada em explorar.

Não é a primeira vez que o Ingenuity tem problemas de comunicação. O helicóptero estava a explorar um antigo delta de um rio quando desapareceu durante cerca de seis dias, em abril, “um período de tempo agonizante”, escreveu o engenheiro-chefe do helicóptero, Travis Brown, num blogue.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER