Helicóptero da NASA que foi a Marte “ligou para casa” depois de 63 dias em silêncio
A NASA restabeleceu o contacto com o intrépido helicóptero “Ingenuity Mars Helicopter”, após mais de dois meses de silêncio do aparelho, disse a agência espacial, na sexta-feira.
O minihelicóptero, que apanhou boleia para o Planeta Vermelho com o veiculo de exploração espacial Perseverance no início de 2021, já sobreviveu muito para além da sua missão inicial de 30 dias, que tinha como objetivo provar a viabilidade da sua tecnologia, em cinco voos teste.
O 52.º voo do Ingenuity aconteceu a 26 de abril, mas os controladores da missão, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), na Califórnia, perderam o contacto quando a sonda desceu à superfície.
A perda de comunicações era esperada, porque uma colina se interpôs entre o Ingenuity e o Perseverance, que atua como retransmissor entre o drone e a Terra.
No entanto, “este foi o maior periodo de tempo que passámos sem ter notícias do Ingenuity até agora na missão”, disse à AFP Joshua Anderson, chefe da equipa do Ingenuity no JPL.
Não é a primeira vez que o Ingenuity tem problemas de comunicação. O helicóptero estava a explorar um antigo delta de um rio quando desapareceu durante cerca de seis dias, em abril, “um período de tempo agonizante”, escreveu o engenheiro-chefe do helicóptero, Travis Brown, num blogue.
Redes Sociais - Comentários