Mundo

EUA retomam vacinação com Johnson & Johnson

(FILES) In this file photo taken on March 4, 2021 Pharmacist Antoun Houranieh holds a vial of the Johnson & Johnson Covid-19 Janssen Vaccine at the US Department of Veterans Affairs’ VA Boston Healthcare System’s Jamaica Plain Medical Center in Boston, Massachusetts. – The United States should resume Johnson & Johnson Covid-19 vaccinations, an expert panel recommended to health authorities on April 23, after a pause prompted by blood clot concerns.
“The Janssen Covid-19 vaccine is recommended for persons 18 years of age and older in the US population under the FDA, emergency use authorization,” the group covened by the Centers for Disease Control and Prevention said. (Photo by Joseph Prezioso / AFP)

As autoridades norte-americanas vão retomar o uso da vacina Johnson & Johnson contra a covid-19, seguindo a recomendação de um painel de conselheiros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O anúncio da retoma da imunização contra o novo coronavírus usando a vacina de uma só dose Johnson & Johnson foi feito em comunicado conjunto do CDC e da Administração para Alimentos e Medicamentos (FDA).

Em linha com a recomendação dos peritos, as duas agências governamentais sustentam que o benefício do uso da vacina supera os riscos da sua administração, ligados a casos muito raros de coágulos sanguíneos, que levaram à suspensão do seu uso há 11 dias.

Entre quase oito milhões de pessoas vacinadas com Johnson & Johnson, antes da suspensão do uso da vacina, as autoridades de saúde identificaram 15 casos de um tipo raro de coágulo de sangue, três deles fatais.

Todos os casos deram-se em mulheres, a maioria com menos de 50 anos.

A decisão hoje divulgada pelos conselheiros do CDC refere que é fundamental que mulheres mais jovens sejam informadas sobre esse risco, em termos claros e compreensíveis, para que possam decidir se preferem escolher uma vacina alternativa.

O painel aprovou com 10 votos a favor e quatro contra a suspensão da interrupção do uso da injeção em causa, sem restrições de idade.

No início da semana, os reguladores europeus tomaram decisão semelhante, decidindo que o reduzido risco de coágulos não era impeditivo do uso da injeção Johnson & Johnson.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.073.969 mortos no mundo, resultantes de mais de 144,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.957 pessoas dos 833.397 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

JN

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER