Dono da Zara cria fundo de 100 milhões de euros para ajudar Valência
A Fundação Amancio Ortega, do homem mais rico de Espanha e fundador do grupo Inditex, dono da Zara, criou um fundo de 100 milhões de euros para ajudar as regiões mais afetadas pelas chuvas torrenciais que assolaram a região de Valência, na semana passada.
Num comunicado citado pelo jornal espanhol “El País”, a Fundação Amancio Ortega anunciou, na segunda-feira, a criação de um fundo de 100 milhões de euros para ajudar as vítimas da tempestade DANA, o maior temporal das últimas cinco décadas em Espanha. A entidade refere que o valor estará “à disposição dos serviços sociais das câmaras municipais afetadas”, de modo a apoiar os cidadãos “nas suas necessidades mais imediatas”.
A fundação do homem mais rico de Espanha e de um dos mais ricos do Mundo “trabalhará com as administrações competentes para que a ajuda seja canalizada aos afetados de forma mais ágil, rápida e eficaz” possível.
Segundo o mesmo jornal, os 100 milhões de euros têm origem no património pessoal do empresário, fundador do grupo Inditex que detém marcas como Zara, Massimo Dutti ou Stradivarius, através da holding Pontegadea, através da qual Ortega controla 50,01% do grupo têxtil. O anúncio da doação surgiu no mesmo dia em que o empresário de 88 anos encaixou 1,4 mil milhões de euros em dividendos dos lucros de 2023 da Inditex.
A par da disponibilização de 100 milhões de euros de Amancio Ortega, o grupo Inditex também doou, na semana passada, quatro milhões de euros às filiais espanholas da Cáritas e da Cruz Vermelha, de dois milhões de euros cada.
As chuvas torrenciais que atingiram Espanha na semana passada, mais concretamente a região de Valência, provocaram mais de 200 mortos e destruíram milhares de infraestruturas. Há muitas localidades que continuam sem eletricidade, água ou bens essenciais.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários